Como Enviar uma Remessa Mensal ou Retificadora

Lembrando que uma Remessa Mensal é a primeira enviada para um dado mês de competência e, se esta apresentar Inconsistências no seu processamento, será necessário corrigi-la e reenviá-la (a partir desse momento ela é chamada Retificadora e, por isso, esse termo aparecerá no lugar de Mensal no campo Tipo de Remessa).
 
A partir da tela do Módulo de Pessoal do Sagres, escolha Prestação de Contas, no menu principal.
abrir enviar remessa.png
Na tela que se abre, certifique-se de que a opção Mensal (ou Retificadora, como explicado acima) aparece no campo Tipo de Remessa.
enviar mensal.png
Informe uma Descrição e clique em Escolher Arquivo, que abrirá tela permitindo identificar o arquivo de Remessa que deseja enviar.
escolher arquivo.png
Após escolher o arquivo correto, clique em Abrir para ser redirecionado novamente para a tela de envio da Remessa.
Ao clicar em Enviar, o Módulo de Pessoal do Sagres validará o arquivo indicado, verificando entre outros, a nomenclatura e o conteúdo do arquivo, caso tudo esteja de acordo, redirecionará para a tela de Consulta, onde a remessa deverá ser Autorizada por um Gerenciador, clicando-se no botão ‘Autorizar Remessa’, mostrado abaixo.
Screenshot from 2017-07-13 15-56-39.png
Ao se clicar no botão acima, o sistema pedirá confirmação através da tela abaixo.
Screenshot from 2017-07-13 15-56-53.png
Vale lembrar que cada Unidade Jurisdicionada só poderá enviar uma Remessa por vez, assim, o Módulo de Pessoal do Sagres mostra uma mensagem de aviso como a abaixo, ou similar, de acordo com a fase de processamento, caso haja a tentativa de envio simultâneo.
mensagem envio sem assinatura.png