O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O Tribunal de Contas de Pernambuco será uma das primeiras instituições públicas do país, em seu segmento, a adotar medidas para reduzir orçamentos na área de Tecnologia da Informação. Essa iniciativa inédita só foi possível graças a uma parceria com a empresa pernambucana Safetec, especializada em prestação de serviços na área de TI, que permitiu uma avaliação dos custos do TCE com Informática.

A Safetec fez um levantamento detalhado em 1.200 equipamentos do TCE e monitorou a utilização de vários aplicativos como, edição de textos, edição de planilhas e apresentações, por meio de um software da fabricante israelense SoftWatch. Após esse trabalho, ficou constatada a possibilidade de redução em até 90% dos custos do licenciamento dos aplicativos usados no Tribunal.

Em 2013, o TCE contratou a plataforma "Google Apps for Work"  por meio de processo licitatório de ampla concorrência. A partir do resultado da pesquisa de avaliação, o Tribunal busca agora aprofundar a adoção da plataforma contratada. A estimativa, seguindo um cronograma pré-estabelecido, é de que, em até seis meses, todos os usuários estejam utilizando mais serviços da plataforma do Google. “Teremos que fazer uma abordagem por departamento, entendendo inclusive, quais dos processos do dia a dia podem ser otimizados", avalia André Lima, líder do projeto no TCE-PE.

“O que esperamos é otimizar o tempo e trazer mais celeridade a nossa organização, com redução de custos em benefício dos contribuintes do Estado", disse o Coordenador de Tecnologia de Informação do TCE, Rodrigo Arruda. "A economia se dará no momento em que os usuários migrarem da plataforma atual para o Google Apps Work", disse ele.  Estima-se que o custo, em média, varia até R$ 700 por licença da suíte de produtividade atual. Com a nova plataforma, a economia deve girar em torno de R$ 700.000,00 a cada ciclo de três anos.

Para o diretor Executivo da Safetec, Antonio Lapa, o pioneirismo da iniciativa do TCE-PE vai servir como um pontapé inicial para que outras instituições públicas percorram o mesmo caminho. "É realmente um orgulho poder ajudar uma instituição da relevância do Tribunal de Contas de Pernambuco, a sair na frente de todos outros órgãos no Brasil inteiro", disse ele. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 24/10/2014