O mês de outubro é dedicado à prevenção do câncer de mama. Conhecido por "Outubro Rosa", neste mês todas as mulheres entre 40 a 69 anos de idade são incentivadas a realizar os exames clínicos de acompanhamento.

O movimento começou nos Estados Unidos e rapidamente se espalhou pelo mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra a doença.

O Tribunal de Contas aderiu à campanha. Em apoio ao "Outubro Rosa", durante todo este mês, o prédio do TCE estará iluminado com a cor que simboliza a luta contra a doença.

O câncer de mama é o mais crítico para as mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção precoce do tumor e início rápido do tratamento aumentam as chances de cura. Obesidade, ingestão de álcool, menstruação precoce e histórico familiar são alguns dos fatores que podem predispor à doença.As formas mais eficazes de prevenção são o exame clínico das mamas, que deve ser realizado uma vez por ano, após os 40 anos de idade, e a mamografia, que deve ser feita a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica. 

É importante que todos se engajem nessa luta, reforçando a importância das ações preventivas que salvam muitas vidas.Gerência de Jornalismo (GEJO), 01/10/2015