No próximo dia 21 de março, o TCE realizará encontro com os secretários de Saúde, presidentes dos Conselhos de Saúde do Estado e dos Municípios e representantes da Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco. O evento, que conta com a parceria do Tribunal de Contas da União e a colaboração do Instituto Aggeu Magalhães/Fiocruz, objetiva sensibilizar os gestores para a importância da participação na pesquisa sobre Governança e Gestão em Saúde nas Organizações da Administração Pública estadual e municipal, que será coordenada pelo TCU, com a participação de 29 Tribunais de Contas do país e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

MELHOR ATENDIMENTO - A finalidade do trabalho é a melhoria dos serviços prestados à população e o uso eficiente dos recursos públicos na área de saúde. Por meio de um questionário eletrônico, os gestores vão fazer uma autoavaliação das suas atividades, o que propiciará a reunião de dados sobre boas práticas de governança e gestão na saúde no Brasil. "As informações geradas vão servir de subsídios para o controle exercido pelos próprios dirigentes das organizações envolvidas. Além disso, vão estimular o aperfeiçoamento das políticas públicas de saúde em todo o país", disse Adriana Leite, auditora do TCE para a área de saúde e coordenadora do evento. O trabalho tem caráter preventivo e orientativo. As informações coletadas serão consideradas sigilosas, sendo divulgadas apenas de forma consolidada.

As orientaçãos sobre o preenchimento do questionário foram encaminhadas aos gestores por meio de ofício. Eles terão um prazo de um mês, entre os  dias 14 de março e 15 de abril, para responder às perguntas.
As servidoras Adriana Leite, da Divisão de Contas de Autarquias e Fundações (DIAF) e Léa Regina de Brito, da Inspetoria Regional Metropolitana Sul, vão participar de um workshop, no TCU, destinado à aplicação do questionário de autoavaliação.

INSCRIÇÕES - O evento "Governança e Gestão em Saúde: Encontro com o Controle Externo - Edição PE" está programado para começar às 8 horas, no Auditório Carlos Wilson. Em razão da expectativa de um grande número de interessados e da capacidade limitada do auditório, a coordenação do encontro limitou a participação apenas para os gestores responsáveis pelo envio das respostas ao questionário.

"O sucesso dos trabalhos depende fundamentalmente da participação dos gestores na pesquisa, visto que, ao final, apenas quem respondeu ao questionário receberá um feedback de suas políticas de saúde, o que contribuirá para o aperfeiçoamento das ações e serviços prestados à sociedade".

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em breve na home page da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães. Outras informações poderão ser obtidas no e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelos telefones 3181-7691 e 3181-7906.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 01/03/2016