O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O transporte escolar é um dos grandes desafios da gestão pública municipal, em especial porque muitas vezes há uma frota pequena para atender centenas de estudantes que moram longe das instituições de ensino. Nesta perspectiva, a Escola de Contas (ECPBG) oferece uma capacitação que vai qualificar servidores de prefeituras para atuarem na otimização das rotas. Trata-se do Curso Geoprocessamento para o Transporte Escolar. 

A capacitação acontecerá em duas turmas no mês de abril. A primeira turma acontece nos dias 04 e 05/4 e a segunda nos dias 06 e 07/4, das 8h30 às 18h, com 16 h/a cada. As aulas serão teóricas e práticas. As de campo serão realizadas com captação de trilhas e pontos através de equipamentos receptores de sinais GPS, posteriormente, os dados serão tratados e formatados em sala de aula, inclusive com a realização da otimização das rotas.

De acordo com o professor Pedro Teixeira Cavalcanti, atualmente existem muitos veículos antigos, não adaptados e que não atendem à legislação vigente de transporte escolar e, muitas vezes, os condutores não estão habilitados para o tipo de transporte. Além disso, ele enfatiza que devido à pequena capacidade dos veículos irregulares, com a utilização de um número elevado de veículos, diminui o número de empresas especializadas em ofertar os serviços.  “A otimização de rotas, aplicada através de métodos de geoprocessamento, é o caminho para diminuir a quantidade de veículos e de motoristas necessários. Desta forma, é possível viabilizar que o serviço de transporte escolar seja oferecido em escala profissional, em veículos apropriados (ônibus do programa Caminho da Escola) e com condutores devidamente habilitados”, acrescenta. Ele cita um exemplo desta otimização mostrando que existem municípios que contratam 200 veículos para o transporte e, com a otimização, esse número pode cair para 20 ônibus para transportar o mesmo número de alunos.

Pedro Teixeira Cavalcanti é auditor de Contas Públicas do TCE-PB, à disposição do TCE-PE. É engenheiro civil (UPE/1993) e especialista em Geoprocessamento (IBAPE/FIPE/2012). Já publicou o livro Geoprocessamento Aplicado à Auditoria de Obras Públicas, da Editora Fórum em 2013; e ministrou 16 cursos sobre Geoprocessamento de 2009 a 2015;

Os interessados podem se inscrever pelo site  http://escola.tce.pe.gov.br/escola/ ou por este linkMais informações no (81) 3181.7953 ou no  www.facebook.com/ecpbgAs aulas acontecem no prédio-sede, na Avenida Mário Melo, 90 – Boa Vista, e no anexo, localizado na Rua da Aurora, 763 – Boa Vista, ambos no Recife.

Programação:

Curso Geoprocessamento para o Transporte Escolar

Turma 1 – 4 e 5/4 – Programação Completa

Turma 2 – 6 e 7/4 - Programação Completa

Escola de Contas (ECPBG), 07/03/2016