O programa TCEndo Cidadania da Escola de Contas Públicas iniciou suas atividades de 2016 nos municípios de Surubim e Casinhas, Agreste pernambucano. O programa, que conta com três ações: Escola de Cidadania, o Curso de Conselho e o Fórum TCEndo Cidadania, tem o objetivo de desenvolver a consciência crítica do cidadão, estimulando sua participação na definição do uso dos recursos públicos e na fiscalização de sua correta aplicação.

A Escola de Cidadania, ação que tem como objetivo levar aos estudantes, sejam eles do ensino fundamental, médio ou superior, conhecimentos sobre ética e participação cidadã na administração pública, foi realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Severino Farias com participação de 153 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Travessia.

No município de Casinhas foram realizadas as ações do Curso de Conselho e o Fórum TCEndo Cidadania com a participação e apoio da Inspetoria Regional de Surubim (IRSU), juntamente com o inspetor João Rildo. O curso contou com a participação de 44 conselheiros municipais do município de Casinhas e o fórum teve a participação de diversos segmentos da sociedade de Casinhas.

A coordenadora do programa TCEndo Cidadania, Ana Alaíde Pinheiro, se diz satisfeita com o início das ações em 2016. "Podemos dizer que iniciamos com pé direito em 2016, especialmente com a participação apoio da IRSU, dos conselheiros e demais segmentos do município", comenta.

Escola de Contas/Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/03/2016