O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O presidente do TCE, conselheiro Carlos Porto, visitou nesta segunda-feira (04) a Inspetoria de Controle Externo de Palmares em companhia do diretor geral Gustavo Pimentel e dos diretores Elza Galindo (Departamento de Controle Municipal), Breno Spíndola (Gestão de Pessoas) e Teresa Moura (Gestão e Governança).

O conselheiro foi recebido pelo inspetor José Artur Filho e os técnicos da unidade para os quais, em reunião de trabalho, fez um breve resumo sobre as prioridades de sua gestão. Ele falou inicialmente sobre o contexto de crise econômica em que o Brasil se encontra, o que afeta diretamente as finanças dos estados e municípios, além de órgãos como o próprio TCE que sobrevive do duodécimo que é repassado pelo Governo do Estado. Para minorar os efeitos da crise, disse o presidente, estão sendo feitos ajustes na gestão a fim de reduzir despesas. Cerca de 90% do orçamento do TCE está comprometido com a folha de pessoal, o que tem obrigado a gestão a fazer o máximo de cortes nas suas despesas de custeio.

Para o presidente, a crise tem também o seu lado positivo, pois dá oportunidade aos órgãos de controle, entre eles os Tribunais de Contas, para provarem à sociedade a importância de sua existência.

Carlos Porto também deixou claro para os técnicos da Inspetoria que aqueles que costumam lesar o erário têm aprimorado cada vez mais suas formas de atuação, cabendo ao TCE aperfeiçoar suas auditorias concomitantes para impedir o desvio do dinheiro público.

NOVOS PROJETOS – Após a fala do presidente, o diretor geral Gustavo Pimentel apresentou o detalhamento das prioridades da gestão. Ele disse que nenhum projeto novo será iniciado antes da conclusão e consolidação dos que estão em curso, entre eles o Processo Eletrônico, e que as diretrizes do atual presidente podem ser resumidas em quatro itens: fortalecimento da meritocracia, aumento da qualidade do controle externo (aperfeiçoamento dos relatórios de auditoria), desenvolvimento e engajamentos das pessoas e conclusão dos projetos em andamento.

Em seguida, Elza Galindo, Teresa Moura e Breno Spíndola falaram sobre as prioridades do DCM,  Diretoria de Gestão e Governança, e Diretoria de Gestão de Pessoas, respectivamente, além das metas mobilizadoras para o biênio 2016-2017.

Foi repassado para os servidores que a ênfase da gestão serão as auditorias concomitantes – investimento na prevenção para evitar dano ao erário.

ENTREVISTA – Após a visita à Inspetoria, o presidente do Tribunal deu uma entrevista à Rádio Cultura dos Palmares, líder de audiência na região. Durante 1 hora, ele foi questionado pelo âncora do programa “Falando sério”, Mávio Alves, sobre a atuação do TCE em licitação de obras, obras inacabadas, desvio de recursos públicos, etc.

O presidente fez um apelo aos ouvintes para acionarem o TCE, por meio de sua Ouvidoria, sempre que tiverem conhecimento de irregularidades em seu município.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 04/04/2016