Dez personalidades foram agraciadas nesta segunda-feira (05) pelo TCE com a Medalha Nilo Coelho, a mais alta comenda da instituição. Sete foram indicadas pelos conselheiros e três pelo conjunto do Conselho. Compareceram à sessão solene, entre outras autoridades, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa, o procurador geral do Estado, César Caúla, representando o governador Paulo Câmara, e o procurador da Prefeitura do Recife, Ricardo Sampaio, representando a OAB-PE, além de deputados estaduais, advogados, procuradores, promotores e representantes da magistratura.

Os agraciados com a comenda, por proposição dos conselheiros, foram o desembargador federal Ridalvo Costa (proposição do conselheiro João Campos), o procurador-geral do Ministério Público de Contas Cristiano da Paixão Pimentel (proposição da conselheira Teresa Duere), o ex-deputado federal Inocêncio de Oliveira (proposição do conselheiro Ranilson Ramos), o advogado Jarbas Fernandes da Cunha Filho (proposição do conselheiro Dirceu Rodolfo), o procurador do TCU Júlio Marcelo de Oliveira (proposição do conselheiro Carlos Porto), o auditor das contas públicas Ricardo Martins Pereira (proposição do conselheiro Valdecir Pascoal) e o também auditor das contas públicas Jackson Francisco de Oliveira (proposição do conselheiro Marcos Loreto).

Já os selecionados pelo Conselho foram o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Leopoldo Raposo, o presidente do TRE-PE, desembargador Antonio Carlos Alves da Silva e o jornalista Inaldo Sampaio de Sousa, integrante da Diretoria de Comunicação do órgão. O evento contou com a presença de familiares, amigos dos agraciados e servidores do TCE.

HISTÓRICO - A Medalha Nilo Coelho foi instituída pela Resolução TC 02/1986 e é concedida todos os anos a pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o fortalecimento do controle externo. Ou, ainda, àqueles que, pelos seus serviços ou méritos excepcionais, tenham se tornado merecedores dessa distinção.

A sessão solene foi aberta pelo presidente Carlos Porto, que proferiu o único discurso da solenidade.

Ele fez um resumo da biografia dos agraciados, frisando que todos eles, em suas diferentes áreas de atuação, deram sua contribuição para o aprimoramento do controle externo. A abertura foi iniciada com a execução do Hino Nacional e, o encerramento, com a execução do Hino de Pernambuco.

Seguem alguns depoimentos de homenageados deste ano:

Inocêncio Oliveira (ex-deputado federal)

"Mesmo tendo mais de trezentas condecorações, inclusive títulos de cidadão de vários municípios, mesmo tendo a Medalha da Inconfidência Mineira, a Medalha Tiradentes da Assembleia legislativa  do Rio de janeiro, medalhas do Uruguai, da Venezuela, quero dizer que essa homenagem me sensibiliza muito porque aqui é fiscalizado a boa aplicação dos recursos públicos. Esta Casa tem um simbolismo muito grande porque aqui se defende o dinheiro público".

Inaldo Sampaio (Jornalista)

"Fico feliz pelo recebimento desta comenda. Cheguei aqui há 24 anos para montar o setor de comunicação que não existia. Esse departamento funcionou durante muito tempo apenas comigo e uma secretária. Ao longo desse tempo, cada presidente que foi se sucedendo - começou com Adalberto Farias - colocou um tijolinho. E hoje a Diretoria de Comunicação do TCE-PE talvez seja uma das mais bem estruturadas dos TCEs. Então, fico feliz porque dei uma modesta contribuição para a construção desta estrutura, que por sua vez, também tem contribuído para melhorar a imagem do Tribunal, tornando-o mais conhecido perante a população".

Cristiano Pimentel (Procurador - geral do Ministério Público de Contas)

"É um orgulho muito grande porque é uma das mais importantes honrarias do Estado, única do TCE-PE, que é um Tribunal muito seleto para conceder essa honraria. Tanto que ela só é concedida anualmente a 10 personalidades. Para mim, é uma satisfação ainda maior porque eu a recebo com apenas 10 anos de TCE-PE, enquanto outras pessoas tiveram que percorrer uma estrada muito maior para recebê-la".

Júlio Marcelo de Oliveira (Procurador do Tribunal de Contas da União - TCU)

"Eu me sinto lisonjeado por ter tido o meu nome lembrado pelo TCE para receber esta honraria, por ter sido alguém que contribuiu para o controle externo. É a razão de existir do meu cargo, é a razão de existir como membro do Ministério Público de Contas e de trabalhar para a sociedade brasileira e o engrandecimento do controle externo. Recebo com muita humildade e alegria esta comenda".

Ricardo Martins (Auditor das contas públicas do TCE)

"Muito feliz em receber a medalha do Mérito Nilo Coelho, do Tribunal de Contas de Pernambuco, instituição que tem o reconhecimento da sociedade pela qualidade e importância dos seus serviços. O melhor é poder compartilhar este momento com os amigos formados aqui no TCE-PE ao longo desta jornada de quase 22 anos".

Confira mais imagens clicando aqui.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 05/12/2016