Além do vermelho que caracteriza a campanha pelo dia internacional de combate à AIDS, este mês o Tribunal de Contas também se veste de prata para celebrar os 25 anos de seu Núcleo de Engenharia (NEG).

Como parte das comemorações, o NEG promoverá nos próximos dias 14 e 15, o SEMINÁRIO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA – TCE-PE 25 ANOS, com abordagem sobre as parcerias institucionais entre os órgãos de controle e os aspectos voltados ao planejamento e estratégias nas auditorias de obras e serviços de engenharia. No dia 15 o evento é aberto ao público externo. Inscreva-se aqui.

O evento comemorativo, que reunirá representantes da instituição, do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Polícia Civil do Estado, ocorrerá no Auditório Fábio Correia (1º andar, Edf. Nilo Coelho) e no Auditório Carlos Wilson (10 º andar do Edf. Dom Hélder).

ORIGEM - Criado em 1991 pela Lei Orgânica 10651/91, o NEG está subordinado à Coordenadoria de Controle Externo (Resolução TC nº 12/91). Além de atuar na verificação da economicidade nas obras públicas e nos serviços de engenharia sob responsabilidade do Governo Estadual e dos 184 municípios pernambucanos, também orienta os gestores municipais e estaduais sobre a correta aplicação dos recursos públicos.

A falta de planejamento observada nos órgãos auditados vem sendo um dos principais desafios enfrentados pela engenharia do Tribunal. Segundo Ayrton Guedes, chefe do NEG, “são projetos mal executados dos quais se derivam preços superfaturados e a má execução das obras”. As metas e objetivos para os próximos anos consistem em intensificar o acompanhamento tempestivo das obras e serviços de engenharia, desde a análise das licitações até a sua execução. “Dessa forma, será possível evitar os problemas antes mesmo que aconteçam” – complementou.

Programacao NEG
Gerência de Jornalismo (GEJO), 09/12/2016