O conselheiro Valdecir Pascoal foi empossado, nesta quinta-feira (13), presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). O ato ocorreu em reunião de trabalho realizada em Brasília/DF. Além do conselheiro Antonio Joaquim, que presidiu a entidade no biênio 2012-2013, participaram da transição administrativa os conselheiros Valter Albano (TCE-MT) e Sebastião Carlos Ranna (TCE-ES), respectivamente 1º e 2º vice-presidentes da nova Diretoria, e o conselheiro presidente do TCE-MT, conselheiro Waldir Júlio Teis. A solenidade de posse será realizada em cerimônia marcada para o dia 26 de março, no Tribunal de Contas da União, em Brasília, quando serão empossados os demais membros da Diretoria e do Conselho Deliberativo.

DESPEDIDA - Ao fazer a sua despedida, o Conselheiro Antonio Joaquim agradeceu o apoio recebido de toda diretora da Atricon da qual Valdecir Pascoal foi um dos vice-presidentes. “Tive o privilégio de ter ao meu lado uma equipe de qualidade técnica, que me engrandeceu muito como pessoa e também como profissional. Foi uma grande satisfação poder contribuir para o aprimoramento do controle externo nesses últimos dois anos”, disse ele.

Afirmou também ter absoluta certeza do “preparo acadêmico, político e institucional” do conselheiro Valdecir Pascoal para dar continuidade ao seu trabalho e se colocou à disposição dele para exercer qualquer tipo de tarefa para a qual for demandado.

FALA DO NOVO PRESIDENTE – O novo Presidente, Conselheiro Valdecir Pascoal, enalteceu o fortalecimento institucional da Atricon, resultado alcançado com o trabalho de todas as gestões anteriores, destacando como um dos principais marcos históricos desses avanços a elaboração da "Carta de Cuiabá", em 2008. “Naquele momento, ficou claro o desejo de se construir uma associação voltada à melhoria do Controle Externo e não apenas para a defesa das prerrogativas de seus membros. Sobre a gestão do Conselheiro Antônio Joaquim, afirmou que se tratou de uma gestão histórica e transformadora, destacando, entre os avanços, a elaboração do 1º Plano Estratégico da entidade, para o período de 2012-2017, a realização da Avaliação da Qualidade e Agilidade do Controle Externo, a defesa proficiente e determinada das competências constitucionais dos Tribunais de Contas, nos mais diversos fóruns. Repetir a gestão 2012-2013 não será tarefa fácil, em razão do conjunto de atributos éticos, técnicos e políticos do conselheiro Antonio Joaquim. Concluiu o novo Presidente, afirmando que o desafio de dar continuidade aos avanços são enormes, mas que junto com a nova diretoria, o Conselho Deliberativo e com o apoio de todos os Tribunais de Contas do Brasil, dos seus membros e servidores, os avanços devem continuar. "Com diálogo e muito trabalho vamos lutar para continuar aperfeiçoando nosso modelo de controle externo da gestão pública e também para conseguir fortalecer a imagem dos TCs perante a sociedade”, ponderou.

AGRADECIMENTOS - Por fim, o conselheiro fez um agradecimento especial ao apoio do Tribunal de Contas de Pernambuco, aos conselheiros Waldir Teis (MT) e Carlos Ranna por terem colocado os seus Tribunais à disposição da Atricon, cedendo inclusive servidores para comporem sua assessoria técnica.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 14/02/2014