Alunos do Ginásio Pernambucano receberam o primeiro evento“Despertar das profissões” na manhã desta segunda-feira (05). O curso abordado foi o de engenharia. Os jovens aprenderam os objetivos, a importância e viram algumas das principais obras criadas por engenheiros. Antes, os mais de 100 alunos assistiram a palestra da ação Escola de Cidadania, do TCEndo Cidadania. Destaque para a presença da Rede Brasil para a cobertura.

O responsável por “despertar” os jovens foi o engenheiro civil e PhD em engenharia estrutural Fernando Artur, que também é gerente de pesquisa e cooperação técnica da Escola de Contas Públicas. Ele começou seu discurso com imagens de como seria o mundo sem esses profissionais (confira as imagens clicando aqui). “A palavra engenheiro vem de ‘engenhar’, criar, tornar a humanidade melhor. É uma profissão que pode mudar o mundo. São raras as que podem alterar o meio ambiente, por exemplo. Olhe ao seu redor, praticamente tudo que vimos que é feito pelo homem foi criado por um engenheiro”, comentou Fernando Artur.

O engenheiro também falou sobre a importância da sua profissão para a sociedade, a questão da ética profissional, apresentou grandes obras de engenharia civil (como a Torre Eiffel, Canal do Panamá, Barragem de Sobradinho, entre outros) e explicou o que faz cada tipo de engenheiro. Ao final da apresentação, a aluna Ana Caroline, 15 anos, foi até o gerente de pesquisa da Escola de Contas para um breve bate-papo. Segundo a estudante, o que ela viu na manhã desta segunda só confirmou qual curso ela vai seguir na faculdade. “Eu sempre quis fazer engenharia mecânica ou civil. O conteúdo abordado aqui me fez abrir os olhos, aumentar a visão que eu já tinha sobre o assunto. Gostei, achei muito legal. Pretendo fazer o vestibular na Universidade de Pernambuco (UPE) ou Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)”, revelou a estudante do 1º ano do Ensino Médio.

Escola de Cidadania -
Antes do “despertar das profissões”, os jovens do Ginásio receberam uma palestra da ação Escola de Cidadania, com o servidor do Tribunal de Contas Gustavo Almeida. Ele apresentou os direitos e deveres do cidadão, ensinou como a pessoa pode obter uma Constituição Federal, além de tirar todas as dúvidas das funções do Tribunal de Contas e da Escola de Contas Públicas, com destaque para as três ações do Programa TCEndo Cidadania (Fórum, Escola de Cidadania e Curso para Conselho Municipal).

A parceria “palestra Escola Cidadania e despertar das profissões” no Ginásio Pernambucano segue no próximo dia 8, com o servidor Fernando Fernandes e o coordenador geral da Escola de Contas, Paulo Hibernon. Ele vai falar sobre o curso de Medicina. O evento acontece a partir das 14h.

No dia 9, novamente Fernando Fernandes e o graduado em Ciências Contábeis Eduardo Godoy vão ao Ginásio. Três dias depois, o servidor André Oliveira e o analista de sistemas Halmos Nascimento conversam com os alunos.

Confira as fotos da manhã desta segunda-feira no Ginásio com um clique aqui.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 05/05/2014