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A conselheira do Tribunal de Contas de Pernambuco, Teresa Duere, realizou na sexta-feira (19) visita técnica às obras dos corredores exclusivos de ônibus, do sistema BRT (Bus Rapid Transit), dos eixos Norte­-Sul e Leste-Oeste. Ela estava acompanhada de uma equipe do Núcleo de Engenharia do Tribunal, os engenheiros Gustavo Pimentel, Ayrton Alcoforado, Fábio Rodrigues, Rogério Carvalheiras, Caio Barbosa e Carnot Nogueira. As obras integram o Programa Estadual de Mobilidade, sob a responsabilidade da Secretaria Estadual das Cidades.

De acordo com a conselheira, relatora das obras de mobilidade, a visita teve como objetivo acompanhar o que efetivamente está funcionado dentre as obras de mobilidade, e avaliar a qualidade dos serviços prestados à população. 

A primeira parada da equipe foi no município de Igarassu, para conferir as obras do Terminal Integrado de Passageiros, a reforma da antiga estação de ônibus e a requalificação das vias de trânsito. De lá, a comitiva seguiu para o Terminal Integrado de Abreu e Lima, onde conheceu as instalações da sala de monitoramento e a dinâmica dos serviços ofertados aos usuários.

No Terminal Integrado da PE15, a conselheira embarcou num ônibus para testar o funcionamento de um BRT. A ideia foi avaliar a eficiência
do sistema, a qualidade dos veículos e o tempo do trajeto. “Conversamos com vários usuários e constatamos que o projeto considerado referência em transporte coletivo - pelo conforto, eficiência e comodidade - ainda funciona de maneira muito precária. Os passageiros reconhecem o conforto do transporte, mas criticam a eficiência do sistema”, ressaltou a conselheira. 

A equipe levou mais de uma hora e trinta minutos no trajeto da PE15 à estação da Av. Guararapes. Ao longo do caminho, encontrou retenção em frente ao shopping Tacaruna, ocasionada pela construção de mais uma estação.

“O grande atraso do tempo ocorre porque as faixas exclusivas para os BRT’s ainda não foram liberadas. Eles estão dividindo as vias com os ônibus convencionais, com os veículos de passeio e utilitários, perdendo, temporariamente, o conceito de serviços de linhas expressas”, pontuou o engenheiro Rogério Carvalheiras.

Na estação da Av. Guararapes os técnicos do TCE seguiram para conhecer o Túnel da Abolição, na Madalena, Zona Oeste do Recife e depararam-se com outras insatisfações. “Os usuários questionaram o acesso às estações, como por exemplo, a entrada e a saída dos passageiros que ficam no mesmo espaço, ocasionando tumulto no horário de pico e dificultando o acesso dos idosos e pessoas com mobilidade reduzida”, acrescentou o engenheiro Fábio Rodrigues.

Acompanhar a aplicação dos recursos públicos em diversas obras do município e do Estado é uma das atribuições do Tribunal de Contas. Desde a publicação do edital de licitação das obras do BRT, o TCE já realizou 15 auditorias de acompanhamento, na busca pela eficiência da prestação do serviço público.

Investimentos - Os investimentos dos corredores Leste-Oeste e Norte-Sul, cujas obras estão sendo executadas pelos consórcios Mendes Junior Trading/Servix e EMSA/ATERPA-M.MARTINS, já totalizam em mais de R$ 344 milhões. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 22/09/2014