O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Valdecir Pascoal, assinou nesta quarta-feira (03), juntamente com outras autoridades, um protocolo de cooperação técnica visando à implementação de programas e ações de natureza sócio-ambiental. A assinatura aconteceu no salão nobre do Tribunal de Justiça.

Os outros signatários do documento foram os presidentes Frederico Neves (Tribunal de Justiça), Fausto Campos (do Tribunal Regional Eleitoral), Ivanildo da Cunha Andrade (Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região) e Maria José de Sena (reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco).

Foi instituído na ocasião o Comitê de Trabalho Interinstitucional, denominado “Ecos de Pernambuco”, cuja finalidade é propor, planejar e acompanhar os programas e ações pactuados, com fixação de metas anuais, visando à correta preservação e recuperação do meio ambiente.

O presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal, falou da importância da parceria entre instituições na defesa do meio ambiente. "Falar de meio ambiente é falar também de qualidade de vida, seja numa dimensão maior, quando se pensa no próprio Planeta ou mesmo no dia-a-dia das instituições, por meio do tratamento adequado dos resíduos sólidos, sem o uso do plástico ou do papel", disse ele.

Parceria - Outro aspecto realçado pelo presidente diz respeito ao bom exemplo que essa iniciativa traz, com vistas à melhor integração entre os poderes e órgãos da administração pública. 

O TCE de Pernambuco vai dar um passo importante para a efetividade desse projeto, pois implantará, até 2015, o processo eletrônico de contas. "Isso vai significar o fim do uso do papel e uma grande economia de recursos", afirmou o conselheiro.

Cinara Batista da Silva, que representa o TRE-PE no comitê, lembrou que a luta pela sua criação teve início em 2011 quando foi inserido no seu planejamento estratégico. “Propusemos a outros Tribunais a criação de uma rede colaborativa em prol da sustentabilidade e da construção de um planeta melhor e fomos bem sucedidos em nossa atuação”, disse ela, cujas palavras foram endossadas pelo presidente Fausto Campos.

O TCE de Pernambuco é representado no comitê por uma comissão de sustentabilidade do programa Eco TCE. As ações no âmbito interno estão sob a coordenação da servidora Vilma Mendonça da Coordenadoria de Administração e as de controle externo estão sob a responsabilidade de Alfredo Montezuma do Núcleo de Engenharia.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 03/09/2014