A galeria dos ex-presidentes, que fica localizada no 9º andar do Edifício Dom Hélder Câmara, recebeu nesta terça-feira (03), o retrato da conselheira Teresa Duere. Foi uma cerimônia rápida, mas bastante concorrida, que contou com a presença dos conselheiros, auditores substitutos, procuradores do Ministério Público de Contas e servidores que compuseram a equipe dela ao tempo em que presidiu o TCE (2012-2013), e do ex-deputado e amigo Eduardo Araújo.

O presidente Valdecir Pascoal fez uma breve saudação à conselheira, que foi a primeira mulher a fazer parte do Conselho do TCE-PE. Segundo ele. “O retrato, a fotografia, a imagem de todos que estão aqui perfilados transcendem o conceito de simples arte. Representam verdadeiras histórias de vida, de muitas sementes plantadas, frutos colhidos, pólens disseminados por cada canto de nossa instituição”, o conselheiro também Disse que vê no retrato de Teresa Duere, “o semblante de uma lutadora, que soube enfrentar muitos desertos ao longo de sua vida. Uma mulher determinada que aprendeu cedo que, muitas vezes,  ‘esperar não é saber’. Uma gestora de fibra, carismática e trabalhadora. Uma presidenta que deixou um primoroso legado de resultados e de dedicação à causa do ‘controle externo’; um legado que dignificou e engrandeceu a história do TCE-PE e de todos os seus servidores, membros e ex-presidentes”.

O presidente do TCE, afirmou ainda que o retrato pode ser visto “com a lupa do coletivo, com a lupa do trabalho em equipe”, pois ela não nele não está sozinha. “É história construída e pintada a múltiplas mãos” porque ao seu lado se pode ver “colegas de trabalho, servidores, seus amigos e sua família”, já que uma das marcas da conselheira sempre foi “compartilhar os desafios e as conquistas”.

“Não bastassem todos esses significados, o retrato de Teresa representa uma cidadã brasileira, nordestina, pernambucana e recifense que nos orgulha muito, pois sempre, sempre, será fonte de inspiração, admiração e de muita gratidão de todos nós, seus amigos e amigas do TCE”, finalizou o presidente Valdecir Pascoal.

AGRADECIMENTO - A conselheira agradeceu a saudação dizendo tratar-se de um momento simbólico, mas muito importante para sua biografia. Ela reconheceu que o TCE teve grande importância na sua vida e que a passagem pela presidência lhe deu oportunidade para se tornar uma pessoa mais solidária e apta a enfrentar novos desafios quando tiver que deixá-lo por força da aposentadoria.

Ao final, Teresa Duere foi presenteada com uma rosa pelo artista plástico Édson Menezes, autor do quadro afixado na galeria dos ex-presidentes.

Clique aqui e confira na íntegra o discurso do conselheiro Valdecir Pascoal.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 03/09/2014