O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Depois de receber 336 redações de 31 escolas de todo o Estado de Pernambuco, a Escola de Contas Públicas (ECPBG) divulgou os três estudantes vencedores. São eles: 1º lugar – Rogério Manoel da Silva, da Escola de Referência João Pessoa Souto Maior, de Sairé; 2º lugar – Luiza Carla de Melo, da Escola Ensino Médio de Bezerros, do município de mesmo nome; e Rayanne Miranda Galdino, do Ginásio Pernambucano, Recife.

O tema da redação sugerido foi "Jovem cidadão: como posso mudar meu município, meu estado e meu País?". O concurso é uma promoção do TCEndo Cidadania, um programa da Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas.

A coordenadora do Programa, Ana Alaíde Mendes Pinheiro, informou que a premiação será em março, logo após o início do ano letivo das Escolas. “As correções das redações foram realizadas pela consultora e professora Ana Karine Pereira, doutoranda da UFPE da área de Educação, com experiências em correções de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”.

Ela explicou que toda a equipe organizadora do concurso ficou muito satisfeita com a qualidade dos textos dos estudantes. “Foi difícil decidir os vencedores porque tivemos textos muito qualitativos”, acrescentou. De acordo com o coordenador da Escola de Contas, Paulo Hibernon, o concurso de redação foi programado para comemorar os 10 anos da Ação Escola de Cidadania, um dos projetos do Programa TCEndo Cidadania. “Ademais, constituiu-se em uma grande oportunidade para estimular os jovens a refletirem sobre o tema da cidadania, além de incentivar a produção textual dos jovens, contribuindo para o desenvolvimento de competência na escrita, uma habilidade fundamental no desenvolvimento humano".

O Programa TCEndo Cidadania tem a finalidade de desenvolver a consciência crítica do cidadão, estimulando sua participação na gestão pública e aproximando o Tribunal da população, por meio da realização de ações sobre seu papel institucional e sua forma de atuação.

A ação Escola de Cidadania tem o objetivo de levar aos jovens concluintes do ensino médio conhecimentos sobre a administração pública em geral, a origem dos recursos públicos, sua destinação e o controle externo desempenhado pelo TCE-PE.

Gerência de Jornalismo (GEJO)/ ECPBG, 11/12/2014