O presidente do TCE-PE e da Atricon, conselheiro Valdecir Pascoal, recebeu na última sexta-feira (31), a Medalha Governador Dinarte Mariz, concedida pelo TCE-RN a personalidades da vida cultural, política, educacional, científica e administrativa do Rio Grande do Norte e de outros estados.

A sessão especial foi comandada pelo presidente do TCE-RN,  desembargador Paulo Roberto Alves e contou com a presença de autoridades como a governadora Rosalba Ciarlini, o governador eleito Robinson Faria, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Aderson Silvino e o presidente do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, também um dos homenageados.

O ministro Augusto Nardes fez o discurso de agradecimento. "Desafios diários são impostos aos Tribunais de Contas, traduzidos em um sem-número de processos de complexidade cada dia mais elevada, que tratam de assuntos relacionados a obras públicas, usinas hidrelétricas e nucleares, questões sociais, de saúde, educação, pesquisa, entre muitas outras”, disse ele. "Por essa razão, estamos continuamente nos reestruturando para atuar de forma cada vez mais preventiva e coibir a ocorrência do mau uso e de desvios de recursos públicos, ainda na sua origem”. Ele lembrou o trabalho feito pelo TCU, em parceria com a Atricon e o Instituto Rui Barbosa, em prol da melhoria da governança pública - tanto nos pequenos municípios como em grandes corporações federais a exemplo da Petrobrás e do BNDES.

TORRÃO NATAL – Após o recebimento da comenda, o conselheiro Valdecir Pascoal disse que a homenagem tinha um significado todo especial para ele por ser o Rio Grande do Norte o seu Estado natal. “Nasci numa pequena cidade sertaneja do alto oeste potiguar, Luís Gomes, e lá passei toda a minha infância, antes de ser acolhido pela Paraíba e, depois, por Pernambuco. As emoções sentidas com essa homenagem me fizeram voltar ao passado, servindo também de estímulo para continuar trabalhando e colaborando – juntamente com os fraternos Conselheiros, Auditores e servidores deste honrado Tribunal — para a defesa e o aprimoramento dos Tribunais de Contas brasileiros", afirmou.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 03/11/2014