Conselheiros de vários Tribunais de Contas citaram a adesão do TCU ao projeto QATC-2 (Qualidade e Agilidade dos Tribunais de Contas) como sendo o grande destaque do evento aberto em Brasília, nesta segunda-feira (15), sobre o desafio da qualidade e agilidade do controle externo.

A adesão foi formalmente comunicada à Atricon pelo presidente eleito do TCU, ministro Aroldo Cedraz. Ele parabenizou a Atricon pela iniciativa do projeto dizendo que o uso voluntário da autoavaliação, “coloca a Atricon na vanguarda da administração pública brasileira. O TCU, na minha gestão, continuará apoiando esta iniciativa”, disse o presidente eleito, frisando que, na medida em que a democracia avança, “cresce também, em nível mundial, a importância dos órgãos de controle", comentou Cedraz.

Pelo simbolismo do fato, a adesão foi um “marco relevante” na história da Atricon, segundo o presidente, conselheiro Valdecir Pascoal. Seu antecessor no cargo, conselheiro Antonio Joaquim (TCE-MT), declarou-se “emocionado” com a adesão porque esse era um sonho antigo, disse ele, da diretoria da entidade.

Já o conselheiro e coordenador do “QATC-2”, Válter Albano (TCE-MT), disse que a adesão do TCU ao projeto. “Consolida definitivamente o sistema Tribunais de Contas e traz para dentro da discussão uma entidade de elevado prestígio, conhecimento técnico e liderança nacional”. A adesão também foi comemorada pelo conselheiro e igualmente coordenador, Jaylson Campello (TCE-PI), para quem este fato tem um. “Significado histórico” porque incentivará os Tribunais de Contas que não participaram daprimeira versão a tomarem parte da segunda. A chegada do TCU consolida o sistema nacional de controle externo e quem ganha com isto é a sociedade, que é a razão de ser de nossa existência”, afirmou o conselheiro piauiense.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 15/12/2014