O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Atendendo a um convite do Conselho Estadual de Saúde (CES/PE), o servidor do TCE, João Antônio Robalinho, responsável pela Gerência de Auditoria de Desempenho e Estatísticas Públicas (GEAP) participou como palestrante, ontem (03), do 1Encontro de Educação Permanente em Saúde em Pernambuco, promovido pelo Conselho, por meio de sua Comissão de Educação Permanente.

O Encontro aconteceu no auditório da sede do Banco Central, na Rua da Aurora, que recebeu um bom número de conselheiros de saúde municipais e estaduais, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde e de unidades gestoras de cidades situadas no Grande Recife. 

No painel do qual participou, João Robalinho, falou sobre o tema Estratégia de Educação Permanente para o Controle Social nas Políticas Públicas. Na abordagem, ele destacou que a ação dos órgãos de controle contribui para o êxito do trabalho realizado pelos Conselhos de Saúde do Estado. Para o gerente da GEAP, a partir da fiscalização, essas instituições contribuem com o fortalecimento da democracia e com o aperfeiçoamento das políticas públicas. Ao se referir à falta de preparo técnico dos integrantes dos Conselhos, ele falou do trabalho realizado pela Escola de Contas do TCE ao promover cursos e atividades de capacitação para gestores públicos. 

A mesa de abertura do Encontro foi composta pelo palestrante do TCE, juntamente com os conselheiros estaduais de saúde, Romero Dias, Ricardo Herculano e Cinthia Kallinne, integrantes do CES/PE, além de Célia Borges, da Escola de Saúde Pública, Domício Aurélio de Sá, da Fiocruz e José Marcos, coordenador do evento.

De acordo com José Marcos, o Conselho Estadual de Educação é formado por 64 entidades como associações de moradores, conselhos de classe, e sindicatos de trabalhadores ligados ao segmento de saúde. 

Além de palestras, a programação do 1o. Encontro de Educação Permanente em Saúde em Pernambuco, teve ainda debates e a formação de grupos de trabalho sobre o assunto. No fim do evento, os participantes apresentaram várias propostas para fortalecer a prática da educação permanente como meio de exercer o controle social. 

Confira fotos do evento clicando aqui. 

Confira a apresentação de João Robalinho clicando aqui. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 04/12/2014