O Tribunal de Contas promoveu na manhã da última sexta-feira (19) um evento para divulgação e demonstração do novo Módulo de Pessoal do SAGRES, Sistema de Acompanhamento de Gestão dos Recursos da Sociedade. O novo módulo, lançado no último mês de abril, é destinado ao repasse de informações referentes a cadastros e folhas de pagamento de pessoal de servidores ativos e inativos, pensionistas e militares, de todos os órgãos públicos do Estado e dos municípios.

O evento, realizado no auditório do TCE, teve a participação de um grande número de pessoas e foi coordenado por Marconi Karley, chefe do Núcleo de Atos de Pessoal (NAP), além disso, contou com as apresentações dos servidores Marcelo Pereira e Gustavo Tibério, da Gerência de Controle de Pessoal e da Gerência de Informações Estratégicas da Fiscalização, respectivamente.

Marconi Karley fez um histórico sobre o sistema SAGRES, ressaltando que a sua implementação promoveu um melhor controle das informações e dados de pessoal por parte dos jurisdicionados. Em relação às mudanças, ele comentou que o sistema foi aperfeiçoado para facilitar a vida dos usuários e sugeriu a leitura das Resoluções TC nos 20/2016 e 26/2016, que disciplinam o uso da ferramenta. Na ocasião, o chefe do NAP ainda alertou os participantes para a importância do prazo para envio das informações referentes aos meses de janeiro/2016 a abril/2017, que se encerra no próximo dia 31.

Em seguida, o servidor Gustavo Tibério apresentou os vários módulos que compõem o sistema SAGRES, demonstrou na teoria a metodologia de uso do novo Módulo de Pessoal, idealizada com o propósito de tornar a ferramenta mais segura, eficiente, bem como para simplificar a coleta de dados. Para demonstrar o funcionamento prático da ferramenta, Marcelo Pereira, da gerência de Controle de Pessoal, fez uma simulação do passo a passo do sistema, que também está descrito em um tutorial, disponibilizado para os gestores no site do Tribunal.

DEPOIMENTOS - O técnico de controle interno da Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, Carlos Mota, disse que a nova versão do SAGRES facilitou a vida dos entes públicos. Para ele a ferramenta é muito mais simples e objetiva. O servidor disse ainda que as explanações feitas pelos técnicos do Tribunal foram bastante elucidativas, didáticas e facilitadoras do trabalho diário das instituições.

Já Luciano Bernadino da Silva, da prefeitura de Altinho, elogiou o alto nível dos organizadores da palestra, que serviu para a elucidação de alguns detalhes importantes para a execução do seu trabalho.

Natália Porto, analista de recursos humanos da Copergás, comentou que já conheceu a nova versão do SAGRES, e que não teve dificuldades em utilizá-la. Para ela o novo layout do sistema é o grande diferencial, em relação à versão anterior.

Encerrando o encontro, o chefe do NAP lembrou que o TCE divulga, em seu portal na internet, um calendário de obrigações com a discriminação da remessa dos dados de todos os módulos do SAGRES e comentou que se o gestor tiver um bom controle interno, não terá problemas de atraso no cumprimento de suas obrigações junto ao Tribunal.

Confira mais fotos clicando aqui.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 22/05/2017