O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

A equipe da Ouvidoria do Tribunal de Contas de Pernambuco realizou, na última semana, mais uma oficina junto aos estudantes universitários do curso de Direito.

A oficina aconteceu na Faculdade Damas, no Recife, e foi ministrada pelos servidores da Ouvidoria, Eduardo Neves e Antônio Peixoto. O objetivo foi promover o Tribunal de Contas junto aos estudantes, divulgar as funções e os meios de acesso à Ouvidoria. Além disso, se buscou como incentivar o exercício do controle social por meio do Portal Tome Conta, chamando a atenção para a importância do preenchimento de elementos mínimos na interposição de denúncias informais, em prol da qualidade e, consequentemente, de uma maior eficácia interna e efetividade social das informações.

A abertura do evento foi feita pelo coordenador da Ouvidoria, Eduardo Neves, que contextualizou o atual papel dos órgãos de controle na política da sociedade, falou da Ouvidoria do TCE enquanto órgão que aproxima cidadãos e Estado, e ressaltou a importância da participação popular qualificada, para a melhoria dos trabalhos de auditoria do Tribunal.

O auditor Antônio Peixoto ficou responsável pela palestra que abordou o tema "Ética na Política e a importância do controle social para o controle externo". Ele falou da estrutura e das funções do Tribunal de Contas, da efetividade do controle externo na proteção dos valores da república e no fortalecimento da democracia, divulgou o Portal Tome Conta e o Índice de Transparência dos Municípios de Pernambuco, enquanto ferramentas de contribuição do TCE para tornar mais efetivo o exercício da cidadania. Ele também mostrou os meios de contato com a Ouvidoria, e trazer informações sobre como se deve formular demandas sobre atos de gestão. 

A Oficina teve a participação dos alunos do primeiro período do curso que, ao final, tiraram dúvidas sobre o assunto e elogiaram o evento enquanto oportunidade de conscientização político-social. 

A intenção do conselheiro Ranilson Ramos, Ouvidor do TCE, é dar sequencia ao ciclo de oficinas sobre temas envolvendo controle social e controle externo do Tribunal, estando, inclusive, já previsto, no projeto Auditoria Social, mais um evento no segundo semestre deste ano, que acontecerá na sede do TCE-PE. 

O contato com a Ouvidoria pode ser feito pelo telefone 0800 081 1027, pela internet, por meio de um formulário no portal, ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira outras matérias>

Ouvidoria do TCE encerra ciclos de Oficinas com alunos de Direito

Ouvidoria debate Transparência e Controle Social com alunos de Direito

Gerência de Jornalismo (GEJO), 31/05/2017