O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, resolve: Portaria nº 263/2018 – Declarar dia sem expediente no Tribunal de Contas na data de 22 de junho próximo.

Os servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará, Felipe Souza, do Escritório de Processos e Ezaul Moreira, do Departamento da Tecnologia da Informação, estiveram, esta semana, no TCE-PE, realizando uma visita técnica. Eles foram recebidos pelas equipes da Coordenadoria de Controle Externo.

Os servidores conheceram o trabalho realizado pela Gerência de Informações Estratégicas e Fiscalização, Escritório de Processos e Grupo de Processo Eletrônico. “Nosso objetivo foi trocar experiências e conhecer sistemas importantes desenvolvidos no TCE-PE, como o Processo Eletrônico de prestação de contas e o Sagres”, comentou Ezaul Moreira. 

Os servidores também quiseram conhecer o funcionamento do Escritório de Processos do TCE-PE. “Estamos numa fase de implantação do nosso Escritório de Processos, sendo assim, era importante entender a experiência, funcionalidades, aplicações e como é realizado o trabalho no Tribunal de Pernambuco que é uma referência para o setor”, disse Felipe Souza.

PROCESSO ELETRÔNICO -  O sistema e-TCEPE, instituído por meio da Lei n° 15.092, de 19/09/2013, consiste na virtualização do processo com a adoção de documentos eletrônicos em substituição aos físicos (em papel), e do controle do trâmite processual através de sistemas informatizados. Dessa forma, o TCE-PE utiliza documentos digitais em todos os atos processuais, com garantia da integridade, origem e signatários, dada pela certificação digital, o que resulta em maior segurança da informação, agilidade, transparência e redução de custos. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/06/2017