As servidoras do TCE Waléria Da Cruz Sá Barreto, da Ouvidoria, e Camila Sérgio de Andrade Apolônio, da Divisão de Contas da Capital, participaram, na última sexta-feira (29), do Fórum do Plano de Regularização das Zonas de Interesse Social (PREZEIS), realizado na sede da Empresa de Urbanização do Recife.

A participação das servidoras atendeu a um convite da coordenação do Fórum para apresentar o trabalho realizado pelo TCE e dar orientações sobre como exercer a cidadania de forma atuante. A reunião foi mediada pelos coordenadores do PREZEIS, Ednaldo Santos, Degenildo Trajano e Josineide Souza, e contou com a participação de representantes de áreas ZEIS, do Poder Legislativo Municipal, de organizações não governamentais, além da direção da URB.

A coordenadora do PREZEIS, Josineide Souza, avaliou a participação das auditoras do TCE como bastante positiva, ressaltando que serviu para confirmar o engajamento do PREZEIS ao projeto Parcerias Regionais Permanentes, idealizado pela Ouvidoria do Tribunal para fortalecer o exercício do controle de gastos públicos.

O economista Luiz Henrique Lira, gerente de Articulação Social da URB, ressaltou que a participação de instituições como o TCE nas plenárias do PREZEIS é fundamental para o enriquecimento das discussões. “Nós procuramos convidar pessoas que contribuam com o debate. A participação das auditoras foi bastante esclarecedora, sobretudo no que se refere à questão do orçamento público, que é muito técnica e de difícil compreensão”, comentou.

“O TCE tem muito a oferecer para ajudar no controle social. O encontro serviu para compartilharmos o nosso conhecimento", afirmou Waléria Sá Barreto. Para Camila de Andrade Apolônio, apesar da natureza técnica dos assuntos tratados, o evento serviu para aproximar o TCE do sociedade. “A participação do público presente foi muito boa. Acredito que a nossa participação serviu para esclarecer algumas questões importantes”, destacou.

O Fórum do Prezeis acontece nas últimas sextas-feiras de cada mês, e reúne representantes das 67 Zonas Especiais de Interesse Social existentes no Recife.

PREZEIS - O Plano de Regularização das Zonas Especiais de Interesse Social (PREZEIS) foi estabelecido pela Lei Municipal 14.947/1987, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida nas áreas de Interesse Social do Recife, estabelecidas na Lei de Uso e Ocupação do Solo. A gestão do Fórum do PREZEIS se dá em parceria entre a Secretaria Executiva do Sistema de Gestão Participativa, da Secretaria de Governo e Participação Social, e a Empresa de Urbanização do Recife.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 03/10/2017