O auditório Carlos Wilson ficou pequeno para a quantidade de pessoas que veio prestigiar a posse do presidente do Tribunal de Contas, Marcos Loreto. Diversas autoridades, representantes de instituições do Estado, gestores, políticos, além dos servidores da Casa, marcaram presença no evento. Antes da cerimônia, o discurso dos convidados convergia na percepção de que o TCE estará, no biênio 2018-2019, sob a liderança de quem, segundo eles, “é reconhecido pela justeza no caráter e pelo zelo na fiscalização com o gasto público em um momento de crise moral e ética do país”.

O ministro do Tribunal de Contas da União, José Múcio Monteiro Filho, ressaltou a grandiosidade do foco de atuação escolhido pelo presidente Marcos Loreto na gestão que se inicia. Segundo ele, o “combate a corrupção”, uma das metas para o novo biênio, deve ser a meta também de todos os outros tribunais. “Estamos vivendo em um país que tem por paisagem a corrupção. Precisamos nos unir para combatê-la e, assim, tentar mudar essa paisagem infeliz que temos”, afirmou o ministro do TCU.

O senador Fernando Bezerra Coelho também falou do “momento de incertezas e desafios que o Brasil vive”, o que, de acordo com ele, só aumenta a relevância do papel disciplinador da gestão da receita pública, mesmo diante da escassez de recursos. “A proposta do presidente Marcos Loreto de aproximar o TCE da sociedade para estimulá-la a fazer parte desta fiscalização, agrada aqueles que torcem por gestões mais transparentes”, ressaltou o senador.

O prefeito do Recife, Geraldo Julio, e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, ambos servidores licenciados do TCE, também estiveram presentes na posse desejando sucesso à gestão de Marcos Loreto. “Como servidor fico feliz de ver um presidente comprometido e que conhece o serviço público muito bem. Já assumiu diversos cargos, esteve também do lado do Executivo e isto ajuda muito na condução da linha de atuação no cuidado dos recursos públicos”, comentou Geraldo Julio. Como gestor, o prefeito do Recife, citou ainda o Portal de Transparência da gestão municipal, considerado o melhor do Brasil e reconhecido pelo próprio Tribunal como uma ferramenta que ajuda a aumentar o controle social, além de mencionar a certeza de que “a parceria já estabelecida entre a Prefeitura do Recife e o órgão fiscalizador só irá se fortalecer nesta gestão”.

O governador Paulo Câmara fez questão de afirmar que a sua gestão à frente do Estado está em sintonia com o TCE-PE e com o novo presidente Marcos Loreto, já que sancionou na última segunda-feira (08) a Lei Anticorrupção estadual. “O presidente do Tribunal de Contas esteve presente no momento que sancionamos a Lei Anticorrupção e não tenho dúvidas que ele nos ajudará muito neste propósito”, disse Paulo Câmara.

Confira outras fotos da solenidade clicando aqui.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 12/01/2018