O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, resolve: Portaria nº 263/2018 – Declarar dia sem expediente no Tribunal de Contas na data de 22 de junho próximo.

O TCE vai realizar uma auditoria para avaliar o programa Ganhe o Mundo do Governo do Estado que oferece e custeia, de forma integral, cursos de intercâmbio aos alunos do ensino médio da rede pública estadual em países de língua inglesa e espanhola. 

A auditoria vai verificar, entre outros pontos, os ganhos obtidos pelos alunos com a experiência, o impacto da viagem na mão de obra para o mercado pernambucano e a eficácia dos procedimentos do programa.

Para compreensão das etapas do programa, no último dia 14 de maio, os servidores João Robalinho e Arthur Leandro, da Gerência de Auditoria de Desempenho e Estatísticas Públicas (GEAP), participaram da primeira reunião de orientação de pais e alunos aprovados na edição 2018 do programa.

"Para muitos alunos a viagem de estudo representa a primeira separação dos pais por um tempo mais longo e a forma como o programa cuida dessa questão é um dos aspectos a serem abordados pela auditoria", explicou Arthur Leandro. 

O programa foi criado há sete anos e contemplou, até o final de 2016, mais de 5.000 alunos de escolas públicas. Segundo informações da Secretaria Estadual de Educação, o custo anual médio do programa é de 44 milhões de reais, o que inclui o curso de línguas para aproximadamente 25 mil estudantes e o intercâmbio para um quantitativo que varia de 1.000 a 1.100 alunos.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 21/05/2018