O presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco, no uso de suas atribuições legais, resolve: Portaria nº 263/2018 – Declarar dia sem expediente no Tribunal de Contas na data de 22 de junho próximo.

Integrantes da Escola de Contas do TCE proferiram palestra no Auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal de Pernambuco, na última segunda-feira (21). O encontro, voltado para os estudantes do curso de Ciências Contábeis, foi idealizado pela professora Cacilda Andrade e teve a participação da coordenadora da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães (ECPBG), Uilca Cardoso, da gestora do Programa TCEndo Cidadania, Ana Alaíde Pinheiro, e do gerente financeiro da ECPBG, Ricardo Clemente.

No primeiro momento, Uilca Cardoso apresentou aos estudantes as áreas de atuação do TCE e da ECPBG. Após as explicações iniciais, a gestora do “TCEndo” abordou as ferramentas que dão acesso ao cidadão às atividades institucionais do Tribunal de Contas, como os sistemas da "Ouvidoria" e o de controle dos recursos públicos. O destaque ficou para o "Tome Conta", um portal voltado para o controle de atividades públicas que permite um acompanhamento eficiente da receita, despesa, processos de licitação de cada município etc.

A apresentação sobre a atividade financeira do Estado coube ao gerente Ricardo Clemente, ex-aluno da professora Cacilda e do curso de Ciências Contábeis da UFPE. Ele fez uma explanação sobre a teoria e a prática da contabilidade nas funcionalidades do Tribunal. “Foi uma satisfação muito grande retornar depois de tantos anos ao local onde estudei e reencontrar minha professora da época. Lembro que em ocasiões como essa, tive a oportunidade de conhecer pessoas mais experientes e que tratavam das áreas de contabilidade privada ou pública. É um momento muito bom, porque no início do curso a gente não sabe, de fato, como vai atuar o contador”, destacou Clemente.

O objetivo é que essa palestra com estudantes seja difundida também para outros polos da instituição de ensino.

O TCEndo Cidadania é um programa idealizado pelo TCE e executado pela Escola de Contas com o objetivo de mobilizar a sociedade para o controle social e aumentar a efetividade das ações de controle externo.

Gerência de Jornalismo (GEJO)/ ECPBG, 24/05/2018