livro ricardo alexandreO auditor de contas públicas, João de Deus Moreira Calheiros Júnior, e o procurador do Ministério Público de Contas (MPCO), Ricardo Alexandre, publicaram, no início deste ano, um novo livro jurídico, denominado “Direito Administrativo Esquematizado”. A obra aborda aspectos teóricos e práticos do Direito Administrativo, ramo da ciência jurídica que trata do interesse público, ao regular a relação entre as pessoas e o Poder Público.

O prefácio do livro coube ao presidente do TCE de Pernambuco e da ATRICON, conselheiro Valdecir Pascoal. “Trata-se de estudo de envergadura, emanado de mentes que conhecem a teoria e prática do objeto científico. Daí a forma didática, clara e objetiva como os temas são expostos. Esta singular obra corresponde a um importante marco da doutrina administrativista”, avaliou o Conselheiro. livro direitoadm

"Ricardo Alexandre e João de Deus demonstram nesta obra o cabedal técnico e jurídico que já era conhecido por todos no TCE", comentou o procurador geral do MPCO, Cristiano Pimentel.

João de Deus é bacharel em Direito (UFPE) e Administração de Empresas (UPE), mestre em Direito (UFPE), além de auditor do TCE desde 1995.

Ricardo Alexandre é membro do Ministério Público de Contas desde 2005, tendo sido auditor da Receita Federal e procurador do Ministério Público de Contas do Rio Grande do Norte. É também professor da Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) do Ministério da Fazenda e de várias outras instituições do país.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 04/02/2015