O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Os servidores Eduardo Porto e Antônio Peixoto receberam certificação em Ouvidoria pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seccional Pernambuco (ABO-PE). 

A quarta edição do curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores, foi realizada entre os dias 01 e 03 de setembro em Recife. Em quase quinze anos de parceria, centenas de profissionais das áreas pública e privada de todos os estados do país, nomeadamente do Nordeste, já foram capacitados e certificados em Ouvidoria. 

O evento reuniu 34 ouvidores de organizações públicas e privadas procedentes de diferentes Estados e municípios pernambucanos, permitindo uma ampla troca de experiências entre os participantes. Durante três dias, foram abordados assuntos pertinentes ao dia a dia das ouvidorias, dentre eles: i) Princípios e fundamentos da Ouvidoria Brasileira; ii) Atributos essenciais da Ouvidoria e comunicação do Ouvidor; iii) Ética, mediação e solução de conflitos em Ouvidoria; e iv) Gestão estratégica em Ouvidorias.  

"O curso é estimulante. Uma excelente oportunidade de adequar os conceitos teóricos, professados pelos ministrantes, aos problemas práticos, compartilhados entre os participantes, com vistas a descobrir soluções e inventar mecanismos que venham minimizar as complexidades inerentes às funções de Ouvidoria e otimizar os serviços prestados aos seus usuários", comentou o coordenador da Ouvidoria do TCE, Eduardo Porto. 

A equipe de professores é formada por especialistas, mestres e doutores com formação específica nas áreas de conhecimento objeto do curso.  Ao final do evento foi aplicado o exame de certificação, cujo conteúdo atende à regulamentação da ABO Nacional. 

Na ocasião, o coordenador da Ouvidoria do TCE-PE estabeleceu contatos com a Associação, tanto em seu âmbito estadual, intermediando a celebração de um possível acordo de cooperação técnica com a ABO-PE, para capacitar representantes dos municípios pernambucanos na criação e gestão de ouvidorias públicas; bem como, no seu âmbito nacional, pela qual a Ouvidoria foi convidada, pelo Presidente da ABO, Dr. Edson Vismona, a tomar parte no XVIII Congresso Brasileiro de Ouvidores/Ombudsman, que acontecerá em Gramado-RS, no final deste mês. 

Gerência de Jornalismo (GEJO), 17/09/2015