O Tribunal de Contas apresentou na manhã dessa terça-feira (24), na Escola de Contas, o novo módulo de Pessoal que compõe o Sistema Sagres (Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade). Coube aos servidores Gustavo Tibério e Marcelo Pereira da Silva, do TCE, apresentar as mudanças ao público presente, formado por funcionários de órgãos públicos e de empresas prestadoras de serviços de alimentação de dados em diversas Prefeituras do estado.

Mudanças - As mudanças incluem a reformulação do layout, com a atualização de algumas informações, de acordo com as necessidades identificadas pelo Núcleo de Atos de Pessoal do Tribunal de Contas. Atualmente, o sistema SAGRES requer dos gestores a instalação de programas em seus computadores, de modo a permitir a realização de importações e atualização de dados. Com a implantação do novo módulo, essa etapa será eliminada, facilitando o trabalho tanto de quem alimenta, como também o processo de manutenção, que é de responsabilidade da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TCE.A nova ferramenta vai proporcionar mais confiança e rapidez nas informações disponibilizadas à sociedade pelo Portal TOME CONTA, gerando maior transparência dos gastos públicos.

Resultados e expectativas - “Os resultados alcançados repercutirão de forma positiva, eficaz e facilitadora nas auditorias de acompanhamento, evitando eventuais desperdícios de tempo destinados ao confronto de informações e permitindo uma melhoria da qualidade dos dados coletados”, informou Gustavo Tibério, analista de sistemas do TCE.Uma versão piloto do novo módulo estará disponível aos órgãos municipais e estaduais a partir de janeiro de 2016. Já a implantação definitiva, deve ocorrer no período de fevereiro a março do próximo ano.

Sagres - O sistema consiste em um aplicativo integrante do Projeto de Prestação de Contas e Processo Eletrônico, implantado pelo TCE em 2011, com vistas a permitir a coleta de informações relativas à execução orçamentária e financeira, folha de pessoal, licitações e contratos dos jurisdicionados. Inicialmente voltado a atender a esfera municipal, passou a receber dados do Governo do estado, a partir de 2013.Além de proporcionar maior celeridade ao envio de informações obrigatórias ao TCE em meio digital, o Sagres contribui para o aperfeiçoamento do controle interno, auxilia o controle externo e o controle social, além de dar maior transparência à gestão dos recursos públicos.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/11/2015