APRESENTAÇÃO

Em continuidade ao projeto iniciado em 2016, apresenta-se agora o Índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco (ICCPE), relativo ao ano de 2019, obtido a partir do mais recente levantamento realizado nos demonstrativos contábeis dispostos na prestação de contas do exercício de 2018 das 184 municípios pernambucanos.

O ICCPE de 2019 trouxe inovações com a inclusão de 26 novos itens de verificação: 13 relativos à Convergência e 13 referentes à Consistência, de modo a garantir maior qualidade e confiabilidade dos números constantes nos demonstrativos contábeis que compõem a prestação de contas, posto que informações embasadas em dados imprecisos ou incompletos, além de gerar graves problemas de natureza financeira ou gerencial, podem resultar em julgamentos potencialmente errôneos.

Registre-se também que, neste exercício, houve municípios que atingiram o nível de Convergência e Consistência “Aceitável”, demonstrando uma importante evolução, amadurecimento e otimização da qualidade da informação, disponibilizada pelos Municípios Pernambucanos, destacando-se a exitosa atuação pedagógica do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco na contribuição da melhoria da gestão pública.

Importa destacar que o levantamento do ICCPE se traduz como um importante instrumento de auditoria contábil utilizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, posto que para uma análise mais consistente, imparcial e comparável das contas e do desempenho governamental é necessário o alinhamento dos padrões e normas contábeis para sua elaboração.

Por fim, cabe considerar que o desafio continua, pois muito ainda há de ser feito na busca da Convergência e Consistência contábil e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco não medirá esforços no sentido de fomentar e contribuir para formação de uma sociedade cada vez mais cidadã, justa e comprometida com a coisa pública.

Marcos Loreto
Presidente do TCE-PE

OBJETIVO E FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco realizou um diagnóstico para verificar o cumprimento das regras de contabilidade pública, no tocante ao grau de convergência e consistência exigidos, conforme preconiza o art. 12, parágrafo único da Portaria - STN 634/2013 c/c o art. 51 da LRF por parte dos municípios pernambucanos.

Para comprovação do nível de convergência às normas contábeis, foram levantados itens de atendimento, pelos municípios pernambucanos, às normas estabelecidas pelo órgão central do sistema de contabilidade (STN); no tocante à adoção do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) e elaboração das demonstrações contábeis no padrão preconizado pelo Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP). Com relação à análise da consistência contábil, foram elaborados itens de conformidade entre as informações apresentadas nas prestações de contas eletrônicas enviadas pelos municípios com os dados registrados no sistema Siconfi, bem como itens de confirmação dos saldos dos balanços registrados na prestação de contas eletrônica com os valores aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Além disso, foi elaborado um breve resumo com o diagnóstico, de modo que os resultados poderão ser livremente utilizados pelos municípios no que tange à consistência da informação e adequação às normas e aos padrões contábeis exigidos pela nova contabilidade pública.

Ressalta-se que neste levantamento demonstrou-se os itens com maior dificuldade de atendimento, por parte dos jurisdicionados, com vistas a possibilitar a adoção de práticas e mecanismos capazes de qualificar os responsáveis pela elaboração das mesmas, para que possam elaborar a seus demonstrativos de forma a atender o grau desejado de convergência e consistência às normas contábeis.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E O ICCPE

A partir do levantamento das exigências legais, foram definidos 11 critérios de avaliação, os quais foram detalhados em 90 subcritérios de avaliação. Para cada subcritério foi atribuído um grau de atendimento (sim, não ou parcialmente). Considerando os 184 municípios pernambucanos, durante todo o trabalho foram realizadas um total de 16.560 verificações.

Os critérios de avaliação foram organizados em dois grupos: o primeiro se refere a verificação da Convergência às Normas de Contabilidade distribuídos em 08 quesitos com 47 itens de verificação; o segundo grupo é formado por itens de análise da Consistência das Informações Contábeis e contém 03 quesitos com 43 itens de verificação.

Os critérios de avaliação foram organizados em dois grupos: Convergência e Consistência, compostos pelos seguintes subgrupos:


1. Convergência
1.1. Estrutura e forma de apresentação do Balanço Orçamentário
1.2. Estrutura e forma de apresentação do Balanço Financeiro
1.3. Estrutura e forma de apresentação do Balanço Patrimonial
1.4. Estrutura e forma de apresentação da Demonstração das Variações Patrimoniais
1.5. Estrutura e forma de apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
1.6. Estrutura e forma de apresentação da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
1.7. Estrutura e forma de apresentação das Notas Explicativas e Aspectos Gerais
1.8. Estrutura e forma de apresentação de Outros Demonstrativos Contábeis
2. Consistência
2.1 Consistência entre as informações prestadas na PC eletrônica x SICONFI
2.2 Consistências dos Saldos dos Balanços
2.3 Consistência entre as informações prestadas na PC eletrônica anterior x informações prestadas na PC eletrônica atual

CÁLCULO DO ÍNDICE DE CONVERGÊNCIA E CONSISTÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO ICCPE

A comparação entre o nível de Convergência e Consistência das Informações Contábeis registradas nas Prestações de Contas foi viabilizada a partir do Índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco (ICCPE) alcançado por cada uma das prefeituras. Para o cálculo do Índice, foi definida uma pontuação a ser atribuída a cada critério de avaliação, conforme a sua importância relativa.

Saliente-se que cada critério foi avaliado de forma estática, isto é, a pontuação considerada foi aquela correspondente à informação disponibilizada pela prefeitura através dos demonstrativos enviados eletronicamente ao sistema e-TCE e ao sistema Siconfi, bem como as informações registradas na Lei Orçamentária referente ao exercício de 2018.

A tabela a seguir apresenta a pontuação consolidada dos grupos, subgrupos e critérios avaliados e a pontuação máxima possível que a representa no cálculo do ICCPE:

Critérios de Avaliação Quantidade de Itens Peso do Item Pontuação Máxima % Máximo
1. CONVERGÊNCIA 47 141 37,60%
1.1 Estrutura e forma de apresentação do Balanço Orçamentário 7 1,5 21 5,60%
1.2 Estrutura e forma de apresentação do Balanço Financeiro 6 1,5 18 4,80%
1.3 Estrutura e forma de apresentação do Balanço Patrimonial 9 1,5 27 7,20%
1.4 Estrutura e forma de apresentação da Demonstração das Variações Patrimoniais 5 1,5 15 4,00%
1.5 Estrutura e forma de apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa 3 1,5 9 2,40%
1.6 Estrutura e forma da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido 2 1,5 6 1,60%
1.7 Estrutura e forma de apresentação das Notas Explicativas e Aspectos Gerais' 9 1,5 27 7,20%
1.8 Estrutura e forma de apresentação de Outros Demonstrativos Contábeis 6 1,5 18 4,80%
2. CONSISTÊNCIA 43 234 62,40%
2.1 Consistência entre as informações prestadas na PC eletrônica x SICONFI 12 2 48 12,80%
2.2 Consistências dos Saldos dos Balanços 25 3 150 40,00%
2.3 Consistência entreas informações prestadas na PC eletrônica anterior x informações prestadas na PC eletrônica atual (Peso 3) 6 3 36 9,60%
TOTAL 90 375 100%

NÍVEIS DE CONVERGÊNCIA E CONSISTÊNCIA

A partir do cálculo do Índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco foi elaborado um ranking, que pode variar entre zero e 194 pontos, estruturado em 5 níveis de convergência e consistência contábil, conforme exposto a seguir:

Nível do ICCPE Intervalo do ICCPE
Desejado =100%
Aceitável >=90% e <100%
Moderado >=70% e <90%
Insuficiente >=50% e <70
Crítico <50%

RESULTADOS 2019

Município Nível de Convergência e Consistência
Abreu e Lima Insuficiente
Afogados da Ingazeira Insuficiente
Afrânio Moderado
Agrestina Moderado
Água Preta Aceitável
Águas Belas Aceitável
Alagoinha Aceitável
Aliança Moderado
Altinho Moderado
Amaraji Crítico
Angelim Moderado
Araçoiaba Insuficiente
Araripina Aceitável
Arcoverde Aceitável
Barra de Guabiraba Insuficiente
Barreiros Insuficiente
Belém de Maria Moderado
Belém do São Francisco Moderado
Belo Jardim Moderado
Betânia Moderado
Bezerros Moderado
Bodocó Crítico
Bom Conselho Aceitável
Bom Jardim Moderado
Bonito Moderado
Brejão Insuficiente
Brejinho Moderado
Brejo da Madre de Deus Moderado
Buenos Aires Moderado
Buíque Moderado
Cabo de Santo Agostinho Moderado
Cabrobó Insuficiente
Cachoeirinha Moderado
Caetés Insuficiente
Calçado Insuficiente
Calumbi Insuficiente
Camaragibe Insuficiente
Camocim de São Félix Moderado
Camutanga Moderado
Canhotinho Moderado
Capoeiras Moderado
Carnaíba Moderado
Carnaubeira da Penha Moderado
Carpina Moderado
Caruaru Moderado
Casinhas Moderado
Catende Aceitável
Cedro Insuficiente
Chã de Alegria Moderado
Chã Grande Moderado
Condado Moderado
Correntes Insuficiente
Cortês Insuficiente
Cumaru Moderado
Cupira Aceitável
Custódia Moderado
Dormentes Insuficiente
Escada Moderado
Exu Insuficiente
Feira Nova Insuficiente
Ferreiros Insuficiente
Flores Moderado
Floresta Moderado
Frei Miguelinho Moderado
Gameleira Insuficiente
Garanhuns Moderado
Glória do Goitá Moderado
Goiana Moderado
Granito Insuficiente
Gravatá Moderado
Iati Insuficiente
Ibimirim Moderado
Ibirajuba Moderado
Igarassu Moderado
Iguaracy Moderado
Ilha de Itamaracá Insuficiente
Inajá Insuficiente
Ingazeira Moderado
Ipojuca Moderado
Ipubi Moderado
Itacuruba Moderado
Itaíba Moderado
Itambé Moderado
Itapetim Insuficiente
Itapissuma Moderado
Itaquitinga Insuficiente
Jaboatão dos Guararapes Moderado
Jaqueira Moderado
Jataúba Moderado
Jatobá Moderado
João Alfredo Moderado
Joaquim Nabuco Moderado
Jucati Insuficiente
Jupi Insuficiente
Jurema Insuficiente
Lagoa de Itaenga Moderado
Lagoa do Carro Moderado
Lagoa do Ouro Moderado
Lagoa dos Gatos Moderado
Lagoa Grande Aceitável
Lajedo Moderado
Limoeiro Insuficiente
Macaparana Insuficiente
Machados Insuficiente
Manari Insuficiente
Maraial Moderado
Mirandiba Insuficiente
Moreilândia Insuficiente
Moreno Insuficiente
Nazaré da Mata Moderado
Olinda Moderado
Orobó Moderado
Orocó Moderado
Ouricuri Crítico
Palmares Moderado
Palmeirina Insuficiente
Panelas Moderado
Paranatama Insuficiente
Parnamirim Insuficiente
Passira Moderado
Paudalho Moderado
Paulista Moderado
Pedra Moderado
Pesqueira Moderado
Petrolândia Moderado
Petrolina Moderado
Poção Aceitável
Pombos Insuficiente
Primavera Moderado
Quipapá Insuficiente
Quixaba Insuficiente
Recife Moderado
Riacho das Almas Moderado
Ribeirão Moderado
Rio Formoso Moderado
Sairé Aceitável
Salgadinho Moderado
Salgueiro Aceitável
Saloá Insuficiente
Sanharó Moderado
Santa Cruz Moderado
Santa Cruz da Baixa Verde Insuficiente
Santa Cruz do Capibaribe Moderado
Santa Filomena Moderado
Santa Maria da Boa Vista Insuficiente
Santa Maria do Cambucá Moderado
Santa Terezinha Moderado
São Benedito do Sul Aceitável
São Bento do Una Aceitável
São Caetano Moderado
São João Moderado
São Joaquim do Monte Aceitável
São José da Coroa Grande Moderado
São José do Belmonte Insuficiente
São José do Egito Moderado
São Lourenço da Mata Moderado
São Vicente Férrer Moderado
Serra Talhada Moderado
Serrita Moderado
Sertânia Insuficiente
Sirinhaém Moderado
Solidão Moderado
Surubim Moderado
Tabira Moderado
Tacaimbó Aceitável
Tacaratu Moderado
Tamandaré Moderado
Taquaritinga do Norte Moderado
Terezinha Moderado
Terra Nova Insuficiente
Timbaúba Moderado
Toritama Moderado
Tracunhaém Insuficiente
Trindade Insuficiente
Triunfo Insuficiente
Tupanatinga Insuficiente
Tuparetama Insuficiente
Venturosa Aceitável
Verdejante Insuficiente
Vertente do Lério Moderado
Vertentes Aceitável
Vicência Aceitável
Vitória de Santo Antão Moderado
Xexéu Moderado