APRESENTAÇÃO

Em sua 4ª edição, apresenta-se o Índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco (ICCPE), relativo ao ano de 2021, obtido a partir do mais recente levantamento realizado nos demonstrativos contábeis dispostos nas prestações de contas do exercício de 2020 dos 184 municípios pernambucanos

O ICCPE é parte do esforço institucional em promover o contínuo aprimoramento da gestão municipal, no caso, em viabilizar a necessária transparência do resultado da ação governamental por meio da execução orçamentária, financeira e patrimonial manifesta em seus demonstrativos e informações contábeis disponibilizados ao cidadão e a diversos órgãos governamentais.

O resultado desse esforço traduziu-se no resultado ICCPE 2021, o qual assinala que 88% dos municípios apresentaram melhora em suas notas nos quesitos de convergência e consistência. Houve também o aumento do número de municípios classificados na nível de convergência e consistência “aceitável” de 10,3% para 32,6% e, por outro lado, houve a redução em 71% do número de municípios classificados nos níveis “crítico” e “insuficiente”.

Esses aspectos atestam relevante evolução, amadurecimento e otimização da qualidade da informação, disponibilizada pelos Municípios Pernambucanos, destacando-se a exitosa atuação pedagógica do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco na contribuição da melhoria da gestão pública.

Importa destacar que o levantamento do ICCPE se traduz como um importante instrumento de auditoria contábil utilizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, posto que para uma análise mais consistente, imparcial e comparável das contas e do desempenho governamental é necessário o alinhamento dos padrões e normas contábeis para sua elaboração.

Por fim, cabe considerar que o desafio continua, pois muito ainda há de ser feito na busca da Convergência e Consistência contábil e o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco não medirá esforços no sentido de fomentar e contribuir para formação de uma sociedade cada vez mais cidadã, justa e comprometida com a coisa pública.

RANILSON BRANDÃO RAMOS
Presidente do TCE-PE

OBJETIVO E FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Em observância ao art. 4º da Resolução TC nº 128/2021, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco realizou diagnóstico para verificar o cumprimento das regras de contabilidade pública, no tocante ao grau de convergência e consistência exigidos, conforme preconiza o art. 12, parágrafo único da Portaria - STN 634/2013 c/c o art. 51 da LRF por parte dos municípios pernambucanos.

Para comprovação do nível de convergência às normas contábeis, foram levantados itens de atendimento, pelos municípios pernambucanos, às normas estabelecidas pelo órgão central do sistema de contabilidade (STN); no tocante à adoção do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) e elaboração das demonstrações contábeis no padrão preconizado pelo Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP). Com relação à análise da consistência contábil, foram elaborados itens de conformidade entre as informações apresentadas nas prestações de contas eletrônicas enviadas pelos municípios com os dados registrados no sistema Siconfi, bem como itens de confirmação dos saldos dos balanços registrados na prestação de contas eletrônica com os valores aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Além disso, foi elaborado um breve resumo com o diagnóstico, de modo que os resultados poderão ser livremente utilizados pelos municípios no que tange à consistência da informação e adequação às normas e aos padrões contábeis exigidos pela nova contabilidade pública.

Ressalta-se que neste levantamento demonstrou-se os itens com maior dificuldade de atendimento, por parte dos jurisdicionados, com vistas a possibilitar a adoção de práticas e mecanismos capazes de qualificar os responsáveis pela elaboração das mesmas, para que possam elaborar os seus demonstrativos de forma a atender o grau desejado de convergência e consistência da informação contábil.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E O ICCPE

A partir do levantamento das exigências legais, foram definidos 11 critérios de avaliação, os quais foram detalhados em 90 subcritérios de avaliação. Para cada subcritério foi atribuído um grau de atendimento (sim, não ou parcialmente). Considerando os 184 municípios pernambucanos, durante todo o trabalho foram realizadas um total de 16.560 verificações.

Os critérios de avaliação foram organizados em dois grupos: o primeiro se refere a verificação da Convergência às Normas de Contabilidade distribuídos em 08 quesitos com 47 itens de verificação; o segundo grupo é formado por itens de análise da Consistência das Informações Contábeis e contém 03 quesitos com 43 itens de verificação.

Os critérios de avaliação foram organizados em dois grupos: Convergência e Consistência, compostos pelos seguintes subgrupos:


1. Convergência
1.1. Estrutura e forma de apresentação do Balanço Orçamentário
1.2. Estrutura e forma de apresentação do Balanço Financeiro
1.3. Estrutura e forma de apresentação do Balanço Patrimonial
1.4. Estrutura e forma de apresentação da Demonstração das Variações Patrimoniais
1.5. Estrutura e forma de apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
1.6. Estrutura e forma de apresentação da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
1.7. Estrutura e forma de apresentação das Notas Explicativas e Aspectos Gerais
1.8. Estrutura e forma de apresentação de Outros Demonstrativos Contábeis
2. Consistência
2.1 Consistência entre as informações prestadas na PC eletrônica x SICONFI
2.2 Consistências dos Saldos dos Balanços
2.3 Consistência entre as informações prestadas na PC eletrônica anterior x informações prestadas na PC eletrônica atual

CÁLCULO DO ÍNDICE DE CONVERGÊNCIA E CONSISTÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO ICCPE

A comparação entre o nível de Convergência e Consistência das Informações Contábeis registradas nas Prestações de Contas foi viabilizada a partir do Índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco (ICCPE) alcançado por cada uma das prefeituras. Para o cálculo do Índice, foi definida uma pontuação a ser atribuída a cada critério de avaliação, conforme a sua importância relativa.

Saliente-se que cada critério foi avaliado de forma estática, isto é, a pontuação considerada foi aquela correspondente à informação disponibilizada pela prefeitura através dos demonstrativos enviados eletronicamente ao sistema e-TCE e ao sistema Siconfi, bem como as informações registradas na Lei Orçamentária referente ao exercício de 2018.

A tabela a seguir apresenta a pontuação consolidada dos grupos, subgrupos e critérios avaliados e a pontuação máxima possível que a representa no cálculo do ICCPE:

Critérios de Avaliação Quantidade de Itens Peso do Item Pontuação Máxima % Máximo
1. CONVERGÊNCIA 47 141 37,60%
1.1 Estrutura e forma de apresentação do Balanço Orçamentário 7 1,5 21 5,60%
1.2 Estrutura e forma de apresentação do Balanço Financeiro 6 1,5 18 4,80%
1.3 Estrutura e forma de apresentação do Balanço Patrimonial 9 1,5 27 7,20%
1.4 Estrutura e forma de apresentação da Demonstração das Variações Patrimoniais 5 1,5 15 4,00%
1.5 Estrutura e forma de apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa 3 1,5 9 2,40%
1.6 Estrutura e forma da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido 2 1,5 6 1,60%
1.7 Estrutura e forma de apresentação das Notas Explicativas e Aspectos Gerais' 9 1,5 27 7,20%
1.8 Estrutura e forma de apresentação de Outros Demonstrativos Contábeis 6 1,5 18 4,80%
2. CONSISTÊNCIA 43 234 62,40%
2.1 Consistência entre as informações prestadas na PC eletrônica x SICONFI 12 2 48 12,80%
2.2 Consistências dos Saldos dos Balanços 25 3 150 40,00%
2.3 Consistência entreas informações prestadas na PC eletrônica anterior x informações prestadas na PC eletrônica atual (Peso 3) 6 3 36 9,60%
TOTAL 90 375 100%

NÍVEIS DE CONVERGÊNCIA E CONSISTÊNCIA

A partir do cálculo do Índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco foi elaborado um ranking, que pode variar entre zero e 194 pontos, estruturado em 5 níveis de convergência e consistência contábil, conforme exposto a seguir:

Nível do ICCPE Intervalo do ICCPE
Desejado =100%
Aceitável >=90% e <100%
Moderado >=70% e <90%
Insuficiente >=50% e <70
Crítico <50%

RESULTADOS 2021

Município Nível de Convergência e Consistência
Abreu e Lima Abreu e Lima Moderado
Afogados da Ingazeira Afogados da Ingazeira Moderado
Afranio Afrânio Moderado
Agrestina Agrestina Aceitável
Agua Preta Água Preta Aceitável
Aguas Belas Águas Belas Aceitável
Alagoinha Alagoinha Aceitável
Alianca Aliança Moderado
Altinho Altinho Moderado
Amaraji Amaraji Insuficiente
Angelim Angelim Moderado
Aracoiaba Araçoiaba Moderado
Araripina Araripina Aceitável
Arcoverde Arcoverde Aceitável
Barra de Guabiraba Barra de Guabiraba Moderado
Barreiros Barreiros Moderado
Belem de Maria Belém de Maria Moderado
Belem do Sao Francisco Belém do São Francisco Moderado
Belo Jardim Belo Jardim Aceitável
Betania Betânia Aceitável
Bezerros Bezerros Moderado
Bodoco Bodocó Moderado
Bom Conselho Bom Conselho Aceitável
Bom Jardim Bom Jardim Moderado
Bonito Bonito Aceitável
Brejao Brejão Moderado
Brejinho Brejinho Moderado
Brejo da Madre de Deus Brejo da Madre de Deus Moderado
Buenos Aires Buenos Aires Moderado
Buique Buíque Moderado
Cabo de Santo Agostinho Cabo de Santo Agostinho Aceitável
Cabrobo Cabrobó Moderado
Cachoeirinha Cachoeirinha Moderado
Caetes Caetés Moderado
Calcado Calçado Moderado
Calumbi Calumbi Insuficiente
Camaragibe Camaragibe Moderado
Camocim de Sao Felix Camocim de São Félix Moderado
Camutanga Camutanga Moderado
Canhotinho Canhotinho Moderado
Capoeiras Capoeiras Aceitável
Carnaiba Carnaíba Aceitável
Carnaubeira da Penha Carnaubeira da Penha Moderado
Carpina Carpina Moderado
Caruaru Caruaru Aceitável
Casinhas Casinhas Aceitável
Catende Catende Aceitável
Cedro Cedro Insuficiente
Cha de Alegria Chã de Alegria Moderado
Cha Grande Chã Grande Aceitável
Condado Condado Moderado
Correntes Correntes Moderado
Cortes Cortês Moderado
Cumaru Cumaru Moderado
Cupira Cupira Moderado
Custodia Custódia Moderado
Dormentes Dormentes Insuficiente
Escada Escada Aceitável
Exu Exu Moderado
Feira Nova Feira Nova Moderado
Ferreiros Ferreiros Moderado
Flores Flores Aceitável
Floresta Floresta Moderado
Frei Miguelinho Frei Miguelinho Aceitável
Gameleira Gameleira Moderado
Garanhuns Garanhuns Moderado
Gloria do Goita Glória do Goitá Moderado
Goiana Goiana Moderado
Granito Granito Aceitável
Gravata Gravatá Aceitável
Iati Iati Moderado
Ibimirim Ibimirim Aceitável
Ibirajuba Ibirajuba Moderado
Igarassu Igarassu Moderado
Iguaracy Iguaracy Moderado
Ilha de Itamaraca Ilha de Itamaracá Moderado
Inaja Inajá Moderado
Ingazeira Ingazeira Moderado
Ipojuca Ipojuca Aceitável
Ipubi Ipubi Moderado
Itacuruba Itacuruba Aceitável
Itaiba Itaíba Moderado
Itambe Itambé Moderado
Itapetim Itapetim Moderado
Itapissuma Itapissuma Moderado
Itaquitinga Itaquitinga Insuficiente
Jaboatao dos Guararapes Jaboatão dos Guararapes Aceitável
Jaqueira Jaqueira Aceitável
Jatauba Jataúba Moderado
Jatoba Jatobá Moderado
Joao Alfredo João Alfredo Aceitável
Joaquim Nabuco Joaquim Nabuco Moderado
Jucati Jucati Moderado
Jupi Jupi Aceitável
Jurema Jurema Moderado
Lagoa de Itaenga Lagoa de Itaenga Moderado
Lagoa do Carro Lagoa do Carro Moderado
Lagoa do Ouro Lagoa do Ouro Moderado
Lagoa dos Gatos Lagoa dos Gatos Aceitável
Lagoa Grande Lagoa Grande Aceitável
Lajedo Lajedo Aceitável
Limoeiro Limoeiro Moderado
Macaparana Macaparana Insuficiente
Machados Machados Insuficiente
Manari Manari Insuficiente
Maraial Maraial Moderado
Mirandiba Mirandiba Moderado
Moreilandia Moreilândia Moderado
Moreno Moreno Aceitável
Nazare da Mata Nazaré da Mata Moderado
Olinda Olinda Aceitável
Orobo Orobó Moderado
Oroco Orocó Aceitável
Ouricuri Ouricuri Moderado
Palmares Palmares Aceitável
Palmeirina Palmeirina Moderado
Panelas Panelas Moderado
Paranatama Paranatama Crítico
Parnamirim Parnamirim Moderado
Passira Passira Aceitável
Paudalho Paudalho Moderado
Paulista Paulista Moderado
Pedra Pedra Aceitável
Pesqueira Pesqueira Aceitável
Petrolandia Petrolândia Insuficiente
Petrolina Petrolina Insuficiente
Pocao Poção Aceitável
Pombos Pombos Moderado
Primavera Primavera Moderado
Quipapa Quipapá Insuficiente
Quixaba Quixaba Aceitável
Recife Recife Moderado
Riacho das Almas Riacho das Almas Moderado
Ribeirao Ribeirão Aceitável
Rio Formoso Rio Formoso Aceitável
Saire Sairé Aceitável
Salgadinho Salgadinho Crítico
Salgueiro Salgueiro Aceitável
Saloa Saloá Insuficiente
Sanharo Sanharó Moderado
Santa Cruz Santa Cruz Moderado
Santa Cruz da Baixa Verde Santa Cruz da Baixa Verde Moderado
Santa Cruz do Capibaribe Santa Cruz do Capibaribe Moderado
Santa Filomena Santa Filomena Moderado
Santa Maria da Boa Vista Santa Maria da Boa Vista Moderado
Santa Maria do Cambuca Santa Maria do Cambucá Moderado
Santa Terezinha Santa Terezinha Aceitável
Sao Benedito do Sul São Benedito do Sul Aceitável
Sao Bento do Una São Bento do Una Aceitável
Sao Caetano São Caetano Moderado
Sao Joao São João Moderado
Sao Joaquim do Monte São Joaquim do Monte Aceitável
Sao Jose da Coroa Grande São José da Coroa Grande Moderado
Sao Jose do Belmonte São José do Belmonte Moderado
Sao Jose do Egito São José do Egito Aceitável
Sao Lourenco da Mata São Lourenço da Mata Moderado
Sao Vicente Ferrer São Vicente Férrer Aceitável
Serra Talhada Serra Talhada Aceitável
Serrita Serrita Moderado
Sertania Sertânia Insuficiente
Sirinhaem Sirinhaém Moderado
Solidao Solidão Aceitável
Surubim Surubim Moderado
Tabira Tabira Aceitável
Tacaimbo Tacaimbó Aceitável
Tacaratu Tacaratu Moderado
Tamandare Tamandaré Aceitável
Taquaritinga do Norte Taquaritinga do Norte Aceitável
Terezinha Terezinha Moderado
Terra Nova Terra Nova Insuficiente
Timbauba Timbaúba Moderado
Toritama Toritama Aceitável
Tracunhaem Tracunhaém Moderado
Trindade Trindade Moderado
Triunfo Triunfo Moderado
Tupanatinga Tupanatinga Moderado
Tuparetama Tuparetama Moderado
Venturosa Venturosa Aceitável
Verdejante Verdejante Moderado
Vertente do Lerio Vertente do Lério Moderado
Vertentes Vertentes Aceitável
Vicencia Vicência Moderado
Vitoria de Santo Antao Vitória de Santo Antão Moderado
Xexeu Xexéu Moderado