APRESENTAÇÃO

A informação contábil dos entes públicos transcende o mero registro de transações financeiras; ela se estabelece como um alicerce indispensável para a transparência, prestação de contas e efetivo controle por parte da sociedade e do controle externo. É neste contexto que o Tribunal de Contas de Pernambuco realizou, no ano de 2023, a 5ª edição do Índice de Consistência e Convergência Contábil dos Municípios de Pernambuco (ICCPE), a qual avaliou a qualidade da informação contábil dos demonstrativos disponibilizados pelos 184 municípios pernambucanos nas prestações de contas do exercício 2022.

Essa 5ª edição do ICCPE contou com alterações em sua metodologia, trazendo uma importante novidade em seu escopo: a verificação do cumprimento de procedimentos contábeis previstos no Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o qual foi instituído pela Portaria STN nº 548, de 24 de setembro de 2015. Outra alteração relevante foi o aumento do peso atribuído às notas explicativas das demonstrações contábeis, como forma de estimular as unidades jurisdicionadas a elaborarem notas explicativas que tragam informações úteis ao usuário da informação contábil.

Por fim, as faixas de classificação utilizadas foram alteradas, com aumento do rigor para que o grau de convergência e consistência contábil do município seja considerado moderado.

Apesar das alterações ocorridas terem tornado a edição de 2023 mais rigorosa que a anterior, o resultado obtido pelas entidades avaliadas revela melhora na consistência e convergência contábil dos municípios pernambucanos, notadamente pelo aumento de 40% dos classificados no nível aceitável e pela eliminação dos classificados como críticos.

A evolução da qualidade da informação contábil dos municípios pernambucanos proporcionada pelo ICCPE reafirma o compromisso do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco com o aprimoramento da gestão pública e com a formação de uma sociedade cada vez mais cidadã, justa e comprometida com a coisa pública.

VALDECIR FERNANDES PASCOAL
Presidente do TCE-PE

OBJETIVO E FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

Em observância ao art. 4º da Resolução TC nº 128/2021, o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco realizou diagnóstico para verificar o cumprimento das regras de contabilidade pública, no tocante ao grau de convergência e consistência exigidos, conforme preconiza o art. 12, parágrafo único da Portaria - STN 634/2013 c/c o art. 51 da LRF por parte dos municípios pernambucanos.

Para comprovação do nível de convergência às normas contábeis, foram levantados itens de atendimento, pelos municípios pernambucanos, às normas estabelecidas pelo órgão central do sistema de contabilidade (STN); no tocante à adoção do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) e elaboração das demonstrações contábeis no padrão preconizado pelo Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP). Com relação à análise da consistência contábil, forma elaborados itens de conformidade entre as informações apresentadas nas prestações de contas eletrônicas enviadas pelos municípios com os dados registrados no sistema SICONFI, bem como itens de confirmação dos saldos dos balanços registrados na prestação de contas eletrônica com os valores aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Além disso, foi elaborado um breve resumo com o diagnóstico, de modo que os resultados poderão ser livremente utilizados pelos municípios no que tange à consistência da informação e adequação às normas e aos padrões contábeis exigidos pela nova contabilidade pública.

Ressalta-se que neste levantamento demonstrou-se os itens com maior dificuldade de atendimento, por parte dos jurisdicionados, com vistas a possibilitar a adoção de práticas e mecanismos capazes de qualificar os responsáveis pela elaboração das mesmas, para que possam elaborar os seus demonstrativos de forma a atender o grau desejado de convergência e consistência da informação contábil.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E O ICCPE

A partir do levantamento das exigências legais, foram definidos 12 critérios de avaliação, os quais foram detalhados em 90 subcritérios de avaliação. Para cada subcritério foi atribuído um grau de atendimento (sim, não ou parcialmente). Considerando os 184 municípios pernambucanos, durante todo o trabalho foram realizadas um total de 16.560 verificações.

OOs critérios de avaliação foram organizados em dois grupos: o primeiro se refere a verificação da Convergência às Normas de Contabilidade distribuídos em 9 quesitos com 45 itens de verificação; o segundo grupo é formado por itens de análise de Consistência das Informações Contábeis e contém 3 quesitos com 45 itens de verificação.

Os critérios de avaliação foram organizados em dois grupos: Convergência e Consistência, compostos pelos seguintes subgrupos:


1. Convergência
1.1. Estrutura e forma de apresentação do Balanço Orçamentário
1.2. Estrutura e forma de apresentação do Balanço Financeiro
1.3. Estrutura e forma de apresentação do Balanço Patrimonial
1.4. Estrutura e forma de apresentação da Demonstração das Variações Patrimoniais
1.5. Estrutura e forma de apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa
1.6. Estrutura e forma de apresentação da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
1.7. Estrutura e forma de apresentação das Notas Explicativas
1.8. Estrutura e forma de apresentação de Outros Demonstrativos Contábeis
1.9. Procedimentos Contábeis Patrimoniais
2. Consistência
2.1 Consistência entre as informações prestadas na PC eletrônica x SICONFI
2.2 Consistências dos Saldos dos Balanços
2.3 Consistência entre as informações prestadas na PC eletrônica anterior x informações prestadas na PC eletrônica atual

CÁLCULO DO ÍNDICE DE CONVERGÊNCIA E CONSISTÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DE PERNAMBUCO ICCPE

A comparação entre o nível de Convergência e Consistência das Informações Contábeis registradas nas Prestações de Contas foi viabilizada a partir do índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco (ICCPE) alcançado por cada uma das prefeituras. Para o cálculo do índice, foi definida uma pontuação a ser atribuída a cada critério de avaliação, conforme a sua importância relativa.

Salienta-se que cada critério foi avaliado de forma estática, isto é, a pontuação considerada foi aquela correspondente à informação disponibilizada pela prefeitura através dos demonstrativos enviados eletronicamente ao sistema e-TCE e ao sistema Siconfi, bem como as informações registradas na Lei Orçamentária referente ao exercício de 2022.

A tabela a seguir apresenta a pontuação consolidada dos grupos, subgrupos e critérios avaliados e a pontuação máxima possível que a representa no cálculo do ICCPE.

Critérios de Avaliação Quantidade de Itens Peso do Item Pontuação Máxima % Máximo
1. CONVERGÊNCIA 45 143 37,14%
1.1 Estrutura e forma de apresentação do Balanço Orçamentário 5 1,5 15 3,90%
1.2 Estrutura e forma de apresentação do Balanço Financeiro 5 1,5 15 3,90%
1.3 Estrutura e forma de apresentação do Balanço Patrimonial 8 1,5 24 6,23%
1.4 Estrutura e forma de apresentação da Demonstração das Variações Patrimoniais 4 1,5 12 3,12%
1.5 Estrutura e forma de apresentação da Demonstração do Fluxo de Caixa 2 1,5 6 1,56%
1.6 Estrutura e forma da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido 2 1,5 6 1,56%
1.7 Estrutura e forma de apresentação das Notas Explicativas 8 2 32 8,31%
1.8 Estrutura e forma de apresentação de Outros Demonstrativos Contábeis 6 1,5 18 4,68%
1.9 Procedimentos Contábeis Patrimoniais 5 1,5 15 3,90%
2. CONSISTÊNCIA 45 242 62,86%
2.1 Consistência entre as informações prestadas na PC eletrônica x SICONFI 14 2 56 14,55%
2.2 Consistências dos Saldos dos Balanços 25 3 150 38,96%
2.3 Consistência entreas informações prestadas na PC eletrônica anterior x informações prestadas na PC eletrônica atual (Peso 3) 6 3 36 9,35%
TOTAL 90 385 100%

NÍVEIS DE CONVERGÊNCIA E CONSISTÊNCIA

A partir do cálculo do Índice de Convergência e Consistência dos Municípios de Pernambuco as entidades avaliadas foram classificadas em 5 níveis de convergência e consistência contábil, conforme exposto a seguir:

Nível do ICCPE Intervalo do ICCPE
Desejado =100%
Aceitável >=90% e <100%
Moderado >=75% e <90%
Insuficiente >=50% e <75
Crítico <50%

RESULTADOS 2023

Município Nível de Convergência e Consistência
Abreu e Lima Abreu e Lima ACEITAVEL
Afogados da Ingazeira Afogados da Ingazeira MODERADO
Afranio Afrânio MODERADO
Agrestina Agrestina MODERADO
Agua Preta Água Preta INSUFICIENTE
Aguas Belas Águas Belas ACEITAVEL
Alagoinha Alagoinha ACEITAVEL
Alianca Aliança MODERADO
Altinho Altinho ACEITAVEL
Amaraji Amaraji MODERADO
Angelim Angelim MODERADO
Aracoiaba Araçoiaba INSUFICIENTE
Araripina Araripina ACEITAVEL
Arcoverde Arcoverde ACEITAVEL
Barra de Guabiraba Barra de Guabiraba MODERADO
Barreiros Barreiros ACEITAVEL
Belem de Maria Belém de Maria ACEITAVEL
Belem de Sao Francisco Belém de São Francisco MODERADO
Belo Jardim Belo Jardim MODERADO
Betania Betânia ACEITAVEL
Bezerros Bezerros ACEITAVEL
Bodoco Bodocó ACEITAVEL
Bom Conselho Bom Conselho ACEITAVEL
Bom Jardim Bom Jardim ACEITAVEL
Bonito Bonito ACEITAVEL
Brejao Brejão MODERADO
Brejinho Brejinho MODERADO
Brejo da Madre de Deus Brejo da Madre de Deus MODERADO
Buenos Aires Buenos Aires MODERADO
Buique Buíque MODERADO
Cabo de Santo Agostinho Cabo de Santo Agostinho ACEITAVEL
Cabrobo Cabrobó ACEITAVEL
Cachoeirinha Cachoeirinha MODERADO
Caetes Caetés MODERADO
Calcado Calçado INSUFICIENTE
Calumbi Calumbi ACEITAVEL
Camaragibe Camaragibe MODERADO
Camocim de Sao Felix Camocim de São Félix MODERADO
Camutanga Camutanga MODERADO
Canhotinho Canhotinho ACEITAVEL
Capoeiras Capoeiras MODERADO
Carnaiba Carnaíba ACEITAVEL
Carnaubeira da Penha Carnaubeira da Penha INSUFICIENTE
Carpina Carpina MODERADO
Caruaru Caruaru ACEITAVEL
Casinhas Casinhas MODERADO
Catende Catende MODERADO
Cedro Cedro INSUFICIENTE
Cha de Alegria Chã de Alegria MODERADO
Cha Grande Chã Grande ACEITAVEL
Condado Condado MODERADO
Correntes Correntes INSUFICIENTE
Cortes Cortês ACEITAVEL
Cumaru Cumaru ACEITAVEL
Cupira Cupira ACEITAVEL
Custodia Custódia MODERADO
Dormentes Dormentes ACEITAVEL
Escada Escada MODERADO
Exu Exu MODERADO
Feira Nova Feira Nova INSUFICIENTE
Ferreiros Ferreiros MODERADO
Flores Flores ACEITAVEL
Floresta Floresta ACEITAVEL
Frei Miguelinho Frei Miguelinho ACEITAVEL
Gameleira Gameleira ACEITAVEL
Garanhuns Garanhuns ACEITAVEL
Gloria do Goita Glória do Goitá ACEITAVEL
Goiana Goiana MODERADO
Granito Granito MODERADO
Gravata Gravatá MODERADO
Iati Iati MODERADO
Ibimirim Ibimirim INSUFICIENTE
Ibirajuba Ibirajuba ACEITAVEL
Igarassu Igarassu MODERADO
Iguaracy Iguaracy MODERADO
Ilha de Itamaraca Ilha de Itamaracá INSUFICIENTE
Inaja Inajá ACEITAVEL
Ingazeira Ingazeira MODERADO
Ipojuca Ipojuca ACEITAVEL
Ipubi Ipubi MODERADO
Itacuruba Itacuruba ACEITAVEL
Itaiba Itaíba MODERADO
Itambe Itambé ACEITAVEL
Itapissuma Itapissuma MODERADO
Itaquitinga Itaquitinga INSUFICIENTE
Jaboatao dos Guararapres Jaboatão dos Guararapres ACEITAVEL
Jaqueira Jaqueira MODERADO
Jatauba Jataúba MODERADO
Jatoba Jatobá ACEITAVEL
Joao Alfredo João Alfredo MODERADO
Joaquim Nabuco Joaquim Nabuco ACEITAVEL
Jucati Jucati MODERADO
Jupi Jupi MODERADO
Jurema Jurema MODERADO
Lagoa de Itaenga Lagoa de Itaenga ACEITAVEL
Lagoa do Carro Lagoa do Carro MODERADO
Lagoa do Ouro Lagoa do Ouro MODERADO
Lagoa dos Gatos Lagoa dos Gatos ACEITAVEL
Lagoa Grande Lagoa Grande ACEITAVEL
Lajedo Lajedo ACEITAVEL
Limoeiro Limoeiro MODERADO
Macaparana Macaparana MODERADO
Machados Machados MODERADO
Manari Manari INSUFICIENTE
Maraial Maraial ACEITAVEL
Mirandiba Mirandiba MODERADO
Moreilandia Moreilândia ACEITAVEL
Moreno Moreno MODERADO
Nazare da Mata Nazaré da Mata ACEITAVEL
Olinda Olinda MODERADO
Orobo Orobó MODERADO
Oroco Orocó MODERADO
Ouricuri Ouricuri INSUFICIENTE
Palmares Palmares ACEITAVEL
Palmerina Palmerina MODERADO
Panelas Panelas MODERADO
Paranatama Paranatama INSUFICIENTE
Parnamirim Parnamirim ACEITAVEL
Passira Passira MODERADO
Paudalho Paudalho MODERADO
Paulista Paulista MODERADO
Pedra Pedra INSUFICIENTE
Pesqueira Pesqueira MODERADO
Petrolandia Petrolandia ACEITAVEL
Petrolina Petrolina ACEITAVEL
Pocao Poção ACEITAVEL
Pombos Pombos MODERADO
Primavera Primavera MODERADO
Quipapa Quipapá MODERADO
Quixaba Quixaba MODERADO
Recife Recife ACEITAVEL
Riacho das Almas Riacho das Almas MODERADO
Ribeirao Ribeirão ACEITAVEL
Rio Formoso Rio Formoso MODERADO
Saire Sairé ACEITAVEL
Salgadinho Salgadinho MODERADO
Salgueiro Salgueiro MODERADO
Saloa Saloá MODERADO
Sanharo Sanharó ACEITAVEL
Santa Cruz da Baixa Verde Santa Cruz da Baixa Verde ACEITAVEL
Santa Cruz do Capibaribe Santa Cruz do Capibaribe ACEITAVEL
Santa Cruz Santa Cruz ACEITAVEL
Santa Filomena Santa Filomena ACEITAVEL
Santa Maria da Boa Vista Santa Maria da Boa Vista ACEITAVEL
Santa Maria do Cambuca Santa Maria do Cambucá MODERADO
Santa Terezinha Santa Terezinha MODERADO
Sao Benedito do Sul São Benedito do Sul ACEITAVEL
Sao Bento do Una São Bento do Una ACEITAVEL
Sao Caetano São Caetano ACEITAVEL
Sao Joao São João ACEITAVEL
Sao Joaquim do Monte São Joaquim do Monte ACEITAVEL
Sao Jose da Coroa Grande São José da Coroa Grande MODERADO
Sao Jose do Belmonte São José do Belmonte INSUFICIENTE
Sao Jose do Egito São José do Egito ACEITAVEL
Sao Lourenco da Mata São Lourenço da Mata MODERADO
Sao Vicente Ferrer São Vicente Ferrer MODERADO
Serra Talhada Serra Talhada ACEITAVEL
Serrita Serrita MODERADO
Sertania Sertânia ACEITAVEL
Sirinhaem Sirinhaém ACEITAVEL
Solidao Solidão ACEITAVEL
Surubim Surubim ACEITAVEL
Tabira Tabira ACEITAVEL
Tacaimbo Tacaimbó ACEITAVEL
Tacaratu Tacaratu MODERADO
Tamandare Tamandaré MODERADO
Taquaritinga do Norte Taquaritinga do Norte MODERADO
Terezinha Terezinha ACEITAVEL
Terra Nova Terra Nova MODERADO
Timbauba Timbaúba ACEITAVEL
Toritama Toritama ACEITAVEL
Tracunhaem Tracunhaém MODERADO
Trindade Trindade ACEITAVEL
Triunfo Triunfo ACEITAVEL
Tupanatinga Tupanatinga ACEITAVEL
Tuparetama Tuparetama MODERADO
Venturosa Venturosa ACEITAVEL
Verdejante Verdejante INSUFICIENTE
Vertente do Lerio Vertente do Lério MODERADO
Vertentes Vertentes ACEITAVEL
Vicencia Vicência ACEITAVEL
Vitoria de Santo Antao Vitória de Santo Antão ACEITAVEL
Xexeu Xéxeu MODERADO
Itapetim Itapetim MODERADO