Cadastrar Gerenciador e Usuários no Módulo de Pessoal do Sistema SAGRES

Para utilizar o Módulo de Pessoal, é necessário designar quem será o Gerenciador do Sistema para a Unidade Jurisdicionada, conforme artigos 8º e 9º da Resolução TC n.º 20/2016, conjugado com o artigo 4º, §2º da Resolução TC n.º 26/2016.

A solicitação de designação ou destituição de Gerenciador de Sistema deverá ser realizada através do Sistema de Usuários,​ mediante inserção de ofício em formato eletrônico, e ficará sujeita a análise e validação do TCEPE.

O ofício deverá informar o sistema ou sistemas a serem gerenciados, conter número e ano da portaria de designação, nome completo, CPF, endereço de correio eletrônico, cargo e tipo de vínculo do Gerenciador de Sistema. Uma mesma pessoa física poderá acumular a função de Gerenciador de Sistema para mais de uma Unidade Jurisdicionada e para mais de um sistema do TCE-PE.

O Sistema de Usuários está disponível do site do TCE-PE www.tce.pe.gov.br, através do link de Acesso Rápido "Sistema de Usuários" (http://sistemas.tce.pe.gov.br/usuarios/) localizado na página principal do site.

Ao clicar no link, será exibida a tela de acesso ao Sistema de Usuários do TCE-PE. Para fazer uma solicitação de designação ou destituição de Gerenciador de Sistema não é​ necessário fazer login. Deve-se clicar no link Solicitar designação/destituição de gerenciador​, ​conforme imagem abaixo.

sistema usuarios.png

Qualquer pessoa pode solicitar a designação ou destituição de Gerenciador de Sistema, que estará sujeito à análise e validação do TCE-PE.

O próximo passo será informar o e-mail do solicitante (pessoa que está sendo designada ou destituída para a função de Gerenciador de Sistema), bem como o tipo de solicitação (designação de gerenciador de sistema ou destituição de gerenciador de sistema), conforme imagem a seguir.

sistema usuarios 2.png

O e-mail informado deve ser individual e acessado exclusivamente por seu proprietário.

Ao clicar em Avançar,​ o sistema remeterá à tela de solicitação de cadastro para preenchimento dos campos.

O solicitante deverá informar:

O arquivo anexado deverá obedecer às seguintes especificações:

Após clicar em salvar​, o solicitante deverá aguardar o recebimento de uma mensagem para os e-mails cadastrados (do solicitante e do Gerenciador do Sistema), informando que a solicitação foi aprovada. No e-mail do Gerenciador, seguirá também a senha ​provisória de acesso aos sistemas para os quais foi designado. Essa senha é única para todos os sistemas, de uso pessoal e intransferível e pode ser alterada a qualquer momento sem prévia autorização do TCE-PE.

A nova senha deve respeitar os seguintes critérios:

Em caso de impossibilidade de acesso ao correio eletrônico, o Gerenciador de Sistema deve solicitar à Central de Atendimento ao Jurisdicionado (0800 281 7717 ou atendimento@tce.pe.gov.br) a alteração de seu endereço de correio eletrônico cadastrado no Sistema de Usuários, através de documento assinado eletronicamente.

Modelo de Ofício

O TCE-PE disponibiliza, para download, arquivo contendo modelos de ofício que poderão ser utilizados para informar ao Tribunal a designação, destituição ou substituição de Gerenciador de Sistema. Os modelos estão disponíveis na página inicial do Sistema de Usuários​ (http://sistemas.tce.pe.gov.br/usuarios/), através de link destacado na imagem abaixo.

sistema usuarios 3.png

A mesma portaria poderá destituir um ou mais Gerenciadores de Sistema e designar um ou mais Gerenciadores de Sistema, desde que seja para os mesmos sistemas do TCE-PE (ver modelo de substituição de gerenciador).

Maiores informações sobre designação e destituição de gerenciadores do Sagres encontram-se divulgadas no "Guia de Orientação aos Gestores - Obrigações Perante o TCE-PE". O documento está disponível no site do TCE-PE na seção Gestores ​> Calendário de Obrigações, ou pode ser acessado diretamente através do link www.tce.pe.gov.br/calendario.

Como cadastrar um usuário

Depois de designado, o gerenciador poderá então cadastrar os usuários que irão utilizar o sistema. Ele fará isso utilizando o Sistema de Usuários​ (http://sistemas.tce.pe.gov.br/usuarios/).

Após fazer o login, o gerenciador tem acesso, na tela de avisos, à dica Como cadastrar um usuário (ver imagem abaixo).

sistema usuarios 4.png

Ao clicar na dica, o sistema exibe o procedimento detalhado de cadastramento de usuários.

sistema usuarios 5.png