O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Número do Processo: 1004379-2
Conselheiro Relator: João Campos
Unidade Interessada: Secretaria de Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco
Realização da Avaliação: 2010
 

As discussões atuais sobre o futuro do setor de saneamento colocam como objetivo inadiável e desafio principal a busca pela universalização da prestação dos serviços de esgotamento sanitário. Em 2010, dos 185 municípios do Estado, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) possuía a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de 173 municípios. Todavia, a Companhia operava os serviços em apenas 24 municípios. Nestes municípios, de acordo com os dados de dezembro de 2009, o Índice de Atendimento Urbano de Água chegava a 93,69%, enquanto que o Índice de Atendimento Urbano de Esgoto era de 19,82%.

O principal objetivo desta auditoria foi avaliar o andamento das ações de cobertura de esgotamento sanitário em Pernambuco realizadas pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e pela Compesa, abordando as dimensões de equidade, eficácia e efetividade e sustentabilidade ambiental.

Para a verificação desses aspectos, a auditoria focou sua análise nos critérios utilizados para distribuição dos recursos para a realização de obras de esgotamento sanitário, na correlação com a poluição das bacias hidrográficas do Estado, bem como no acompanhamento das metas de universalização do esgotamento sanitário em Pernambuco.




Relatório | Auditoria
Decisão | Auditoria
Relatório | Primeiro Monitoramento
Decisão | Primeiro Monitoramento