visita bezerros IRBEDando continuidade ao roteiro de visitas às Inspetorias Regionais do interior, o presidente do TCE, conselheiro Carlos Porto, esteve nesta quinta-feira (07) na unidade de Bezerros. A exemplo do que fez em Palmares na última segunda-feira, ele se reuniu com o inspetor Paulo Ricardo Lins a fim de apresentar suas prioridades para o biênio 2016-2017 e recolher sugestões dos servidores para o aprimoramento do controle externo.

O presidente abriu a reunião falando sobre o contexto de crise em que o Brasil se encontra e as medidas de contenção de despesas que está tomando para manter o TCE equilibrado sob o ponto de vista da gestão fiscal. Ele fez um breve relato sobre as providências que já tomou para reduzir despesas de custeio, disse que não pretende iniciar nenhum projeto novo antes de concluir os que se encontram em andamento e se colocou à disposição dos servidores para ouvir e acatar sugestões que contribuam para a melhoria da imagem do Tribunal de Contas.

DETALHAMENTO – Coube, porém, ao diretor geral Gustavo Pimentel explicar com mais detalhes as diretrizes da atual gestão que têm como base, segundo ele, o fortalecimento da meritocracia, o aprimoramento da qualidade do controle externo, o desenvolvimento e o engajamento das pessoas e a conclusão dos projetos que se encontram em curso, entre eles o Processo Eletrônico.

De acordo com Pimentel, há um pleito da área técnica para que seja implantado na atual gestão o Processo Eletrônico de Auditoria Especial, mas essa hipótese está descartada, pelo menos ao longo deste ano. “Vamos primeiro terminar o que já está iniciado e projetos novos trataremos depois”, disse o diretor. Ele apresentou também para os servidores a radiografia financeira do TCE para o presente exercício, cujo duodécimo, em termos reais, será inferior ao de 2015, pediu a compreensão de todos para a hipótese de o Tribunal ser obrigado a não dar reajuste de salário na sua data-base e reafirmou que não está nos planos da atual gestão mexer no modelo das Inspetorias.

O próprio Carlos Porto também enfatizou que as Inspetorias são estratégicas para o fortalecimento do controle externo porque permitem que o TCE esteja mais próximo dos seus jurisdicionados, não apenas para fazer sua fiscalização de rotina como também para tirar dúvidas dos gestores públicos.

O restante da reunião foi conduzida pelo próprio Gustavo Pimentel, pelos diretores do Departamento de Gestão e Governança Teresa Moura, do Departamento de Gestão de Pessoas Breno Spíndola e do Departamento de Controle Municipal (DCM) Elza Galiza.

ENTREVISTAS – Após a visita à Inspetoria de Bezerros, o presidente deslocou-se para Caruaru a fim de conceder três entrevistas: uma à TV Asa Branca, afiliada da Rede Globo, outra à TV Jornal (do Sistema JC de Comunicação) e uma terceira à Rádio Liberdade. Em todas ele deu ênfase ao trabalho de fiscalização que é realizado pela Inspetoria de Bezerros, cuja jurisdição abrange, entre outras, as cidades de Caruaru e Gravatá.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 07/04/2016