A cor rosa está predominando no prédio sede do Tribunal de Contas de Pernambuco. O edifício Dom Hélder Câmara ganhou uma iluminação especial neste mês de outubro, em apoio à campanha de prevenção do câncer de mama, o "Outubro Rosa", que acontece todos os anos nesta época.

O movimento teve início nos Estados Unidos e é comemorado mundialmente. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

No TCE, a edição deste ano, coordenada pela Divisão de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas, terá início na próxima sexta-feira (7) e traz em sua programação uma palestra com a oncologista do Hospital Osvaldo Cruz e Sequipe, Cristiana Tavares, com o tema: “Rastreamento Preventivo do Câncer de Mama”. O encontro ocorrerá no auditório Fábio Correia (1º andar do Edf. Nilo Coelho), a partir das 10 h.

Além disso, no hall do Edf. Dom Hélder, uma lojinha montada pela Casa Rosa, organização sem fins lucrativos para acolhimento de mulheres vítimas da doença, estará disponível aos servidores do TCE que queiram adquirir produtos, com renda revertida para a causa.

Os servidores também poderão participar doando lenços destinados às pacientes em tratamento. As doações serão recebidas pela equipe do TCEndo Saúde durante toda a manhã do dia 7.

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, entre 2009 e 2014, incidência de casos no Brasil cresceu 13,4% entre as mulheres.

PREVENÇÃO - Quando tratado ainda na fase inicial a expectativa de cura pode chegar a 97%. Os trabalhos de prevenção devem começar a partir dos 20 anos, mediante a realização do autoexame, que deve ser feito mensalmente, entre o quarto e o sexto dia, após o término do fluxo menstrual. A adoção de hábitos saudáveis, como uso de alimentação equilibrada, evitando alimentos gordurosos; a prática de atividade física regular; não fumar e não consumir bebida alcoólica, são iniciativas que podem auxiliar na prevenção do câncer.

Além disso, a partir dos 40 anos, toda mulher deve se submeter anualmente à mamografia, exame capaz de identificar tumores ainda muito pequenos, de apenas 1 milímetro.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 04/10/2016