A Escola de Contas vai oferecer nove cursos presenciais ao longo do mês. A última turma de “Inteligência Emocional”, que é um sucesso entre os alunos e muito requisitado, acontece nos dias 3 e 4, e  24 e 25, das 13h30 às 17h10, com carga horária de 16h/a. O curso é ministrado pela instrutora Clara Emilie, que tem formação em Professional & Personal Coaching e APG Amana-Key, programa sobre estratégia e liderança pessoal.

De 7 a 10, “Avaliação de Procedimentos de controle interno” com Alan Silva, e “Ética Aplicada” com Eduardo Porto, advogado e mestre em em Filosofia do Direito pela UFPE. De 21 a 24, “Lei de Improbidade Administrativa” com Gustavo Almeida, “Licitação para obras e serviços de engenharia” com Elmar Pessoa, inspetor de obras no TCE, “Orçamento e Finanças Públicas” com André Batista, mestre em Administração pela EBAPE/FGV - RJ.A partir do dia 28, “Licitação Pública Avançada” com George Pierre, auditor de Contas Públicas do TCE, “Fundamentos de controle social e transparência na administração pública” com Roseane Milanez, auditora de Contas Públicas do TCE, e “Redação Oficial, Correção Gramatical e Acordo Ortográfico” com Márcio Roberto da Silva.

Avaliação de Procedimentos de Controle Interno” será ministrado pelo instrutor Alan Silva, técnico de Auditoria das Contas Públicas do TCE-PE, que abordará temas como Processos: Conceito, Visão Funcional x Gestão de Processos, Tipos, Técnicas de Modelagem; Controle Interno: Conceitos, Modelo Conceitual, Componentes, Natureza dos controles internos, Pontos de Controle. O curso é destinado a servidores públicos que trabalhem com Controle Interno na área municipal, bem como outros profissionais interessados no tema.

Gustavo Almeida, servidor do TCE, ministra “Lei de Improbidade Administrativa”, tratando de temas como Improbidade Administrativa, Fontes Normativas, Lei da Ficha Limpa e Improbidade, Controle Preventivo e Repressivo, Sujeitos da Improbidade Administrativa: Sujeito Passivo (Art.1 da Lia) e Sujeito Ativo (Arts. 2 º e 3º da LIA), Agentes Públicos, Improbidade e Crime de Responsabilidade, Atos de Improbidade: enriquecimento ilícito, lesão ao erário e violação aos princípios - doutrinação de Jurisprudência.

“Redação Oficial, Correção Gramatical e Acordo Ortográfico” com Márcio Roberto da Silva, que já ministrou Redação Oficial in company na Esmape, ADdiper, Detran e Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco, trará temas como tópicos de redação e construção de textos, Manual de Redação Oficial da Presidência da República: características e estrutura básica de um texto oficial, pronomes de tratamento para cada cargo, diagramação, Novo Acordo Ortográfico.

Para inscrições e programação completa dos cursos clique aqui (http://escola.tce.pe.gov.br/inscricao/index_externos.html). As inscrições podem ser realizadas até a quarta-feira anterior ao curso. Mais informações no telefone (81) 3181.7953 ou no www.facebook.com/ecpbg.

Gerência de Jornalismo (GEJO)/ ECPBG, 27/10/2016