Em uma cerimônia simples, que teve a presença do ministro aposentado do TCU, Marcos Vinicius Vilaça, o conselheiro Valdecir Pascoal assumiu hoje a presidência do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco para o biênio 2014-2015. A posse ocorreu às 11h durante uma sessão especial do Pleno que contou com a participação de todos os conselheiros e da procuradora geral do Ministério Público de Contas, Eliana Maria Lapenda de Moraes Guerra.

Ao abrir a sessão, a ainda presidente Teresa Duere agradeceu a presença do ministro Marcos Vilaça “no último dia de minha gestão”, exaltando em breves palavras a sua “correção, competência e lealdade”. Em seguida ela passou a palavra para o novo presidente, que agradeceu a confiança nele depositada pelos colegas conselheiros para dirigir o órgão pelos próximos dois anos.

Também foram empossados os conselheiros Carlos Porto (na vice-presidência), Marcos Loreto (na Corregedoria), Dirceu Rodolfo (na direção da Escola de Contas), João Campos (na chefia da Ouvidoria), Ranilson Ramos (na presidência da Primeira Câmara) e Teresa Duere (na presidência da Segunda Câmara).

A procuradora geral do Ministério Público de Contas, Eliana Lapenda de Moraes Guerra, também fez uso da palavra para desejar boa sorte ao novo presidente, que estava acompanhado pela esposa Dalva e as filhas Bárbara e Beatriz.

COLETIVA - O conselheiro e novo presidente do TCE, Valdecir Pascoal, disse hoje em sua primeira coletiva de imprensa que quem administra de fato o órgão, independente de quem esteja na presidência, “é o nosso Plano Estratégico”. Ele admitiu que será “um desafio” estar à frente do TCE pelos próximos dois anos, pois esta é a primeira vez que um conselheiro oriundo da área técnica assume a presidência do Tribunal.

Pascoal ingressou no órgão em 1991, por concurso público, como auditor das contas públicas, e em seguida passou em um novo concurso para o cargo de auditor substituto. Foi nesta condição que ele chegou ao cargo de conselheiro.

Ele reafirmou que suas prioridades nos próximos dois anos são melhorar a qualidade das auditorias, deixando-as em padrão internacional, aperfeiçoar a comunicação com a sociedade e desenvolver programas através da Escola de Contas para dar mais assistência aos pequenos municípios.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 02/01/2014