O presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal, tomará posse nesta quarta-feira, às 9h, no auditório do TCU, como presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Esta é a primeira vez que um conselheiro pernambucano presidirá a entidade, que foi comandada até janeiro deste ano pelo conselheiro Antonio Joaquim (TCE-MT).

Pascoal tem 45 anos de idade, nasceu na cidade Luís Gomes (RN), estudou em João Pessoa e ingressou no TCE em 1991 por concurso público. Era auditor de carreira quando chegou ao cargo de conselheiro.

Ele foi o primeiro quadro oriundo da área técnica a tornar-se presidente do TCE-PE. É formado em Direito, Economia e Administração de Empresas e tem vários livros publicados sobre controle externo.

De Pernambuco já confirmaram presença na sessão de posse os ministros do TCU José Jorge, José Múcio e Ana Arraes, o vice-governador João Lyra Neto (que vai assumir o governo no próximo dia 4 em razão da renúncia de Eduardo Campos), os três senadores do Estado (Jarbas Vasconcelos, Humberto Costa e Armando Monteiro) e grande parte da bancada federal.

Pascoal foi eleito para presidente da Atricon no congresso dos TC's que se realizou em Vitória (ES) em novembro do ano passado.

Homenagem - Ontem, durante a sessão da Segunda Câmara, os conselheiros Teresa Duere (presidente), Marcos Loreto e Dirceu Rodolfo, além da procuradora de contas, Eliana Lapenda, parabenizaram Pascoal por sua eleição para a Atricon.

"Muito nos honra que um conselheiro daqui de Pernambuco, oriundo da carreira, esteja assumindo a presidência da nossa Associação", afirmou Teresa Duere, secundada pelo conselheiro Marcos Loreto com as seguintes palavras: "A presença de Valdecir Pascoal na Atricon será de grande importância para o controle externo. Tanto é verdade que a maioria dos membros da Associação o escolheram para o cargo por enxergar nele o compromisso com a renovação". Dirceu Rodolfo e Eliana Lapenda subscreveram as palavras de Loreto e externaram votos de êxito ao novo presidente da Atricon.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 25/03/2014