Depois da visita do Programa TCEndo Cidadania ao Espaço Criança Esperança Jaboatão (ECEJ) na semana passada, foi a vez dos jovens do projeto social visitarem o Tribunal de Contas do Estado. Treze educandos e a coordenadora Vânia Figueiredo conheceram a Escola de Contas Públicas e o TCE (sessão do Pleno e Ouvidoria), na manhã desta quarta-feira (19).

Na passagem do TCEndo Cidadania a Jaboatão, o jovem Gabriel França, 13 anos, foi um dos meninos que se mostrou mais empolgado com a presença da equipe da Escola de Contas. Com muitos questionamentos, ele foi até premiado com uma versão da Constituição Federal. Na visita ao TCE não foi diferente. O estudante fez diversas perguntas e gostou muito de conhecer o órgão fiscalizador.

“Achei a experiência bem legal! Na visita ao Pleno, observei que eles estão decidindo uma questão importante do Estado”, destacou.

Se Gabriel se interessou mais pelo Pleno, Alisson Brito, 14 anos, gostou de aprender sobre a Ouvidoria.

“Nossa visita ao Tribunal foi bem interessante. Na Ouvidoria, fiquei feliz em saber que há um espaço que tem contato direto com o cidadão. Vou repassar aos amigos e familiares o que eu aprendi hoje”, disse Alisson.

Na visita do último dia 10, a coordenadora pedagógica Vânia Figueiredo destacou que a presença da ação Escola de Cidadania foi um “conhecimento daquilo que os jovens não tinham”. Depois da teoria apresentada Jaboatão, veio à “prática” no TCE.

“Viemos para essa visita a partir de uma palestra de articulação da Escola de Contas. É importante para eles verem como é uma plenária, o que é que se discute, a questão de direitos e deveres dos meninos, de como eles precisam exercer a cidadania. É um órgão fiscalizador e precisa da ajuda do cidadão, para que essa fiscalização seja efetiva”.

VISITA

Primeiramente os educandos conheceram a Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães. Nela eles foram informados da programação do dia. Na sequência, os jovens foram levados ao 10ª andar do edifício Dom Hélder Câmara, do TCE. De lá, se encantaram com a vista do Centro da cidade, com direito a muitas fotos.

Depois os garotos assistiram a uma sessão do Pleno, com direito a uma saudação especial.

“Fico feliz com a presença do Espaço Criança Esperança Jaboatão. É muito importante o esclarecimento das funções do TCE e da Escola de Contas. O interesse da coordenadora Vânia em se preocupar com o cidadão, no caso os jovens, é gratificante. É um gesto de formar cidadão consciente. Sejam bem-vindos!”. Foi desta forma que o presidente do Tribunal de Contas do Estado-PE, Valdecir Pascoal, começou a sessão. O diretor geral da Escola de Contas, Dirceu Rodolfo, também dedicou algumas palavras aos visitantes.

“No Pleno e nas câmaras o TCE exerce sua função mais importante: o controle dos gastos públicos”, explicou Rodolfo, direcionando-se aos jovens, e acrescentou: “O TCEndo é um dos orgulhos do Tribunal, já foi até premiado fora de Pernambuco. Como diretor pretendo ajudar, nessa minha passagem de dois anos, na solidificação do programa”.

Na Ouvidoria, os educandos ganharam um cartaz com as principais funções do serviço de diálogo e interação com o cidadão, além de um bloco de notas. Os membros da Ouvidoria explicaram suas funções e responderam perguntas dos visitantes.

Por fim, os jovens do Espaço Criança Esperança Jaboatão retornaram à Escola de Contas e fizeram um lanche antes de retornarem para o município vizinho.

Fonte: ECPBG

Gerência de Jornalismo (GEJO), 20/03/2014