O público que visitou o Congresso Pernambucano de Municípios, esta semana, no Centro de Convenções, teve a oportunidade de saber mais sobre a atuação do Tribunal de Contas do Estado. O TCE montou um stand no evento para divulgar o trabalho da instituição e tirar dúvidas sobre prestação de contas, obras públicas, Lei de Acesso à Informação e cursos de capacitação oferecidos pela Escola de Contas do Tribunal.

Durante três dias, os técnicos das áreas de Controle Externo, João Robalinho,  Hugo Ribeiro e Ayrton Guedes Alcoforado Jr,  da Ouvidoria, Germana Alves e da Escola de Contas do TCE, Ana Alaíde Pinheiro se revezaram no atendimento aos gestores e interessados que procuraram o stand do Tribunal.  As principais dúvidas eram sobre contas de governo (documentos necessários e mudanças para o ano de 2014), contas de gestão (principais inovações) e como acionar a Ouvidoria e contribuir com o trabalho de fiscalização do Tribunal de Contas.

“O gesto de colocar um stand num evento como o nosso  é uma iniciativa que demonstra o interesse que  o Tribunal  de Contas de Pernambuco, através de seu presidente, conselheiro Valdecir Pascoal,  tem no sentido de dialogar, educar e de agir junto aos gestores de Pernambuco”, disse o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco José Patriota, sobre  a participação do TCE no Congresso Pernambucano de Municípios realizado pela Amupe entre os dias 17 e 19 março, no Centro de Convenções.

Segundo Patriota, a interação entre o TCE e os gestores pernambucanos beneficia ambas as partes (prefeitos e órgão fiscalizador).  Por meio da troca de experiências e do trabalho educativo, fornecido pelo Tribunal, os municípios sabem como melhor agir na hora de prestar suas contas. E, por outro lado, o TCE fica mais “inteirado” sobre a realidade das prefeituras, com mais subsídios para emitir um julgamento que beneficie a população pernambucana, destacou o presidente da Amupe.

Para o presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal, o stand do Tribunal no Congresso da Amupe, tratando de temas relevantes para os municípios, é, de fato, mais uma importante demonstração de que a Instituição pode ser uma grande parceira dos gestores.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 19/03/2014