O Procurador da Prefeitura do Recife, Ricardo Sampaio, foi homenageado ontem, na sessão do Pleno do TCE, por ter atuado como Procurador Chefe da Procuradoria Jurídica deste Tribunal nos dois anos de mandato da conselheira Teresa Duere e no primeiro trimestre da gestão do Conselheiro Valdecir Pascoal.

Quem propôs a homenagem foi a própria conselheira, que o requisitou à PCR para ficar à disposição do TCE. Ela disse que Ricardo Sampaio foi o responsável pela transformação da Procuradoria Consultiva em Procuradoria Jurídica e que no biênio em que assessorou o Tribunal de Contas demonstrou competência, seriedade e compromisso.

Suas palavras foram endossadas pelo presidente Valdecir Pascoal, pelo conselheiro Dirceu Rodolfo e pelo procurador geral de contas Cristiano da Paixão Pimentel. “Ele (Ricardo Sampaio) exerceu com esmero, equilíbrio, seriedade e competência as suas funções”, disse o conselheiro-presidente, que reiterou que a saída de Procurador foi uma decisão de ordem pessoal. Já o conselheiro Dirceu Rodolfo destacou na passagem de Sampaio pelo TCE a competência demonstrada na “modelagem do direito” para o enfrentamento das questões sob sua responsabilidade. Que, segundo garantiu, é algo mais difícil de fazer do que simplesmente julgar ou emitir parecer.

O procurador Cristiano Pimentel, por sua vez, enfatizou a bagagem jurídica de Ricardo Sampaio lembrando que, apesar de ainda jovem, ele foi aprovado em concursos públicos para o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, a Advocacia Geral da União e a Procuradoria da Prefeitura do Recife.

Aplauso - O conselheiro Carlos Porto aproveitou a sessão para propor um voto de aplauso à desembargadora federal Margarida de Oliveira Cantarelli por ter-se aposentado no último dia 18 de março do TFR da 5ª região e um voto de pesar pelo falecimento ontem (1º), no Recife, do advogado Clávio Valença. O conselheiro leu parte do currículo de Cantarelli, destacando a passagem dela pela chefia da Casa Civil do Governo do Estado (governos de Marco Maciel e Roberto Magalhães), a Subchefia da Casa Civil da Presidência da República (governo de Fernando Henrique Cardoso) e a cátedra de Direito Internacional Público da Faculdade de Direito da UFPE. O presidente Valdecir Pascoal também salientou a “competência, a simplicidade e a generosidade” da desembargadora aposentada e o conselheiro Ranilson Ramos a honradez com que ela se comportou à frente de todos os cargos públicos que exerceu.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 02/04/2014