Foram lançados nesta segunda-feira (26) no hall do Auditório Carlos Wilson, os livros: Contabilidade Aplicada ao Setor Público, do auditor das contas públicas João Eudes Bezerra Filho, e Obras Rodoviárias e Pavimentação Urbana, do técnico em inspeção em obras públicas, Elci Pessoa Junior, ambos servidores do Tribunal de Contas de Pernambuco.

A tarde de autógrafos contou com a presença de funcionários do TCE, conselheiros, procuradores do Ministério Público de Contas, bem como de amigos e familiares dos autores.  Na ocasião, o conselheiro Valdecir Pascoal, presidente do Tribunal, saudou os convidados e destacou a trajetória profissional de João Eudes e Elci Pessoa.

“A produção acadêmica de nossos servidores ratifica a qualidade de nossos quadros técnicos. São dois temas atuais e importantes. A nova contabilidade pública é fundamental instrumento de controle gerencial e de transparência da gestão. Por outro lado, no contexto de aumento de investimentos em obras públicas no país, o seu planejamento e sua correta execução, de modo a garantir o menor custo sem perda de sua qualidade é também essencial para a boa governança pública. Elci Pessoa e João Eudes estão de parabéns e seus exemplos devem estimular a produção acadêmica de outros servidores do TCE", comentou Valdecir Pascoal.

Publicado pela Editora Atlas, o trabalho de João Eudes Bezerra Filho, combina a fundamentação teórica do tema com a prática de orçamentação dos Entes Públicos, ilustrados com modelos textuais e didáticos de ferramentas de planejamento. O livro é indicado a profissionais que lidam com gestão orçamentária financeira e da área de controle externo, além de candidatos a concursos públicos.

Já o livro Obras Rodoviárias e Pavimentação Urbana, de Elci Pessoa Junior, detalha os procedimentos relacionados às diversas fases de execução de obras  viárias, com dicas de técnicas e de postura a serem adotadas pelo engenheiro fiscal  durante o trabalho. Lançado pela Editora PINI, reconhecida como a maior do Brasil neste segmento, o trabalho entrou no rol de livros mais vendidos dois meses após o seu lançamento.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 27/05/2014