O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

Após engenharia e contabilidade, o Programa TCEndo Cidadania apresentou  aos jovens do Ginásio Pernambucano, nesta segunda-feira (12) na Escola de Contas Públicas (ECPBG) mais um "despertar das profissões". O assunto desta vez foi Tecnologia da Informação (TI). Os alunos aprenderam, entre outras coisas, os conceitos, onde e o que estudar e o mercado de trabalho para um profissional de TI. 

O responsável pela apresentação foi o gerente de ensino da ECPBG e analista de sistemas, Halmos Fernando do Nascimento. Ele explicou aos estudantes do Ensino Médio que a profissão exige bons conhecimentos em matemática, álgebra e lógica. Halmos apresentou os cursos de TI no Estado, as melhores universidades do Brasil e as disciplinas do curso, algumas profissões disponíveis a um profissional da área, o mercado de trabalho e a diferença entre ciência da computação, sistemas de informação e engenharia da computação.

"A ciência da computação é voltada para software, linguagens da programação, analisando as necessidades dos usuários. O sistema de informação, como o nome sugere, planeja os sistemas, integra o conhecimento das áreas de informática e administração. Já a engenharia da computação é voltada para hardware, sistemas de controle, comunicações, desenvolvimento de chips, robôs, sistema de automação inteligente, voltado para eletrônica", explicou Halmos.

Escola de Cidadania - Antes do "despertar das profissões", os alunos assistiram a uma palestra da ação Escola de Cidadania. O servidor André Oliveira comentou sobre a Constituição Federal, as funções do Tribunal de Contas, a missão da ECPBG e as ações do Programa TCEndo Cidadania, entre outros.

"Este tipo de evento é importante para o desenvolvimento crítico, sobre os direitos e deveres do cidadão, e também para 'abrir a cabeça' dos jovens que chegam um pouco sem noção do mundo do mercado de trabalho", opinou a professora de biologia do Ginásio Emily Araújo.
O quarto evento ocorre na próxima sexta-feira (16), desta vez no próprio Ginásio, a partir das 9h30, com abordagem voltada a medicina, com o médico/coordenador geral da Escola de Contas, Paulo Hibernon. Antes, o servidor Fernando Fernandes proferirá palestra sobre a ação Escola de Cidadania.

Gerência de Jornalismo (GEJO)/ ECPBG, 12/05/2014