Mais de 300 pessoas, entre Prefeitos e representantes de Secretarias, Fundações e Câmaras Municipais participaram nesta terça-feira (02) na cidade de Bezerros, de um encontro entre a equipe do Tribunal de Contas de Pernambuco e gestores da região do agreste. A reunião foi para tratar da implantação do processo eletrônico de contas.

O presidente Valdecir Pascoal saudou os participantes e falou da importância da parceria com os gestores para os bons resultados da prestação de contas eletrônica. “O e-TCE é um caminho sem volta. Uma mudança que vai trazer muitos benefícios como agilidade dos julgamentos, transparência e segurança da informação, redução de custos com documentos e eliminação do papel. É fundamental que todos participem e se engajem no projeto”, disse o conselheiro.

O prefeito de Bezerros, Severino Otávio, ex-conselheiro do TCE, deu boas vindas à equipe do Tribunal e parabenizou a todos pelo avanço com a mudança no sistema de prestação de contas. “Este é um passo gigante, um salto de qualidade do TCE”, afirmou.

A equipe do TCE fez uma apresentação do processo eletrônico, ressaltando os procedimentos que os gestores terão que adotar para fazer a prestação de contas de seus municípios. Um deles é o certificado digital, que permitirá o acesso ao novo sistema. Também foi divulgada a programação de cursos e capacitações que serão oferecidos, de graça, pela Escola de Contas do Tribunal.

Ao final os gestores puderam tirar dúvidas sobre o processo.

Visita às Inspetorias  – Antes da reunião com os gestores, a equipe do TCE esteve na sede da Inspetoria Regional de Bezerros para uma reunião com servidores das Inspetorias de Bezerros e Surubim. 50 pessoas participaram do encontro, que teve como objetivo divulgar os projetos em andamento no Tribunal e os resultados da gestão no primeiro semestre de 2014.

O Programa Merecer, que tem o objetivo de premiar e valorizar os servidores que se destacam por seu desempenho no TCE, foi o assunto da apresentação do Diretor Geral Ricardo Martins. O diretor de Gestão e Governança do TCE, Breno Spíndola mostrou os números da pesquisa institucional, divulgados recentemente pelo Departamento de Gestão e Pessoas.

O presidente Valdecir Pascoal falou sobre planos e ações  e em seguida abriu a reunião para que os servidores pudessem dar sua opinião sobre a gestão. “O Tribunal de Contas só cresce quando todos crescem. Daí a importância desse encontro e de ouvir os servidores. Saímos fortalecidos para continuar tocando em frente, sempre buscando as melhorias do TCE”, afirmou o conselheiro.

A próxima cidade a ser visitada pela equipe do Tribunal será Garanhuns, nesta quinta e sexta, 04 e 05 de setembro.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 03/09/2014