O presidente do TCE-PE, conselheiro Valdecir Pascoal, foi um dos homenageados durante as comemorações dos 115 anos do Tribunal de Contas do Piauí, na última sexta-feira (29). Ele recebeu o Colar do Mérito, concedido pela Instituição a pessoas e entidades que prestam serviços em prol do controle externo da administração pública.

A homenagem foi um reconhecimento à atuação do conselheiro enquanto presidente da Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas). Em seu discurso, a presidente do TCE-PI, Waltânia Alvarenga, enalteceu a postura do conselheiro, que levantou bandeiras como a necessidade da criação de um Conselho Nacional que fiscalize os TCs, a discussão quanto ao aperfeiçoamento constitucional dos critérios de composição dos Tribunais de Contas e o incentivo à lei de acesso à informação.

O presidente Valdecir Pascoal agradeceu a homenagem e ressaltou que o TCE-PI, o primeiro Tribunal de Contas estadual a ser criado no país, está na vanguarda desde a sua fundação. “Esta Instituição orgulha o sistema pelos relevantes serviços prestados à sociedade e destaca-se pelo seu planejamento estratégico, a política de prevenção e o seu papel educador executado através da Escola de Gestão e Controle que capacita tanto servidores como gestores”, disse o conselheiro.