O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O Núcleo de Engenharia (NEG) do TCE, ofereceu capacitação a quatro servidores da Prefeitura de Olinda e um da Procuradoria Geral do Estado (PGE) no último dia 08/09. A atividade objetivou capacitá-los a transformar as planilhas orçamentárias de obras e serviços de engenharia, do formato convencional para o formato necessário à sua importação para o LICON - módulo de licitações e contratos do SAGRES, sistema utilizado para o envio de dados e informações ao Tribunal.

A transformação dessas planilhas apresenta certa complexidade, sobretudo quando envolve orçamentos extensos, com muitos itens, uma vez que o trabalho é feito manualmente. “Normalmente, em casos como esse, o jurisdicionado procura a nossa ajuda. Se o atendimento oferecido através do 0800 não resolver o problema, nós oferecemos uma capacitação presencial, na sede do Tribunal”, detalha o servidor Alfredo Montezuma, do NEG.

Para equacionar o problema, o NEG elaborou uma rotina específica, utilizando-se de algumas funcionalidades mais avançadas do próprio Excel, tornando muito mais fácil a citada transformação das planilhas orçamentárias de obras e serviços de engenharia.

TCE-BA - Outra capacitação foi oferecida ao Tribunal de Contas da Bahia - TCE-BA. Durante três dias, os analistas de controle externo Cláudio Muricy Torres e Newton Nery dos Santos tiveram acesso ao Manual de Procedimentos de Engenharia do TCE-PE, e conhecerem os sistemas utilizados pelas equipes de auditoria, a metodologia de trabalho de auditorias de acompanhamento,  de auditorias temáticas, a exemplo da utilizada para a fiscalização das obras da última Copa do Mundo, de editais de licitações, além das auditorias sobre as concessões e parcerias público-privadas. 

O trabalho realizado pelo NEG é considerado uma referência no âmbito dos Tribunais de Contas em todo o país. O reconhecimento nesse sentido se dá através da publicação de trabalhos e estudos, e na participação em eventos, como o Simpósio Nacional de Auditoria de Obras Públicas, promovido anualmente pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP).

Gerência de Jornalismo (GEJO), 01/10/2014