Representantes dos Tribunais de Contas de todo o Brasil estarão reunidos na próxima segunda-feira, dia 17, em Brasília, para o seminário “Pacto pela Boa Governança: Um Retrato do Brasil”. O evento, coordenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), vai reunir Chefes do Executivo eleitos em outubro passado. Na ocasião, o presidente do TCU, Augusto Nardes, e todos os Presidentes de Tribunais de Contas estaduais farão a entrega formal, aos respectivos governadores e à presidente da República, Dilma Rousseff, de um relatório elaborado pelos TCs sobre a situação e os desafios do Governo Federal e dos Estados em cinco áreas estratégicas de governança: educação, saúde, segurança, infraestrutura e previdência social.

O evento tem o apoio da Associação Nacional dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), presidida pelo conselheiro Valdecir Pascoal e representada, no encontro, pelo vice-presidente, conselheiro Valter Albano (TCE-MT). O governador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, confirmou presença no encontro.

A apresentação ocorrerá no Museu da Abolição a partir das 14h e terá o formato de “talk show”, dividida em cinco blocos. Em cada um deles será abordado um tema específico com base em levantamentos feitos pelo TCU e pelos Tribunais de Contas dos Estados. O TCE-PE será representado pelo conselheiro Marcos Loreto.

De acordo com o presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, a finalidade deste encontro é a realização de um debate entre dirigentes e servidores dos Tribunais de Contas com os governantes eleitos “em prol do desenvolvimento integrado da nação”.

Cinco jornalistas foram convidados para a apresentação dos paineis: Educação (Josias de Sousa), Previdência (Vicente Nunes), Saúde (Ana Paula Brandão), Segurança Pública (Márcia Zarur) e Infraestrutura (Kennedy Alencar).

PARCERIAS - Também são parceiros deste "Pacto" a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e a Confederação Nacional de Serviços (CNS), além da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e do Fórum dos Conselhos de Fiscalização Profissional.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 12/11/2014