Com uma palestra do professor Leandro Karnal (Unicamp) sobre "A importância da liderança no processo de mudança de cultura", foi encerrado nesta quarta-feira (10) no Hotel Canarius, em Gravatá, o XI Seminário de Planejamento Estratégico do Tribunal de Contas de Pernambuco.

A palestra, intercalada por momentos de bom humor e descontração, teve como foco principal o "choque cultural" a que todos os humanos estão submetidos em razão da revolução científica e tecnológica que ocorre no mundo, ininterruptamente. E o papel que cabe ao líder nesse processo de transformação.

XI Seminário - O evento foi aberto na terça-feira pelo presidente do TCE, conselheiro Valdecir Pascoal, e além das atividades técnicas propriamente ditas contou com a presença de dois palestrantes: Humberto Martins e Gilvan Coutinho Silva.

O primeiro, professor da Ebape e da Fundação Dom Cabral, falou sobre "Governança Pública Colaborativa - Reflexão sobre o papel dos Tribunais de Contas nesse processo". O segundo, diretor do Instituto Serzedello Corrêa (TCU), discorreu sobre o tema "Gestão do desenvolvimento de pessoas no TCU".

DISCUSSÃO - Um dos destaques no primeiro dia do Seminário foi a formação de grupos para debater 12 temas específicos capazes de aperfeiçoar o controle externo. Cada um dos 12 grupos debateu internamente um determinado tema e depois indicou um de seus participantes para levar as conclusões ao conhecimento da plenária. O interesse do TCE era responder perguntas do tipo: "O Tribunal de Contas deve divulgar publicamente o resultado de suas auditorias?".

Nesta quarta-feira, antes do encerramento do Seminário, a gerente de Planejamento Maria Teresa Moura falou sobre a série histórica de indicadores de que o TCE se utilizou para aferir o desempenho dos seus servidores e o diretor de Gestão e Governança, Breno Spíndola, sobre as metas mobilizadoras para o quatriênio 2015-2018.
Segundo ele, a meta para o ano de 2015 é o julgamento, tempestivamente, de 66% dos processos em tramitação e de 100% em 2018. O presidente Valdecir Pascoal fez o encerramento do seminário e convidou os servidores do TCE para participarem de um evento que haverá no seu auditório, na próxima sexta-feira (12), quando serão apresentados os resultados obtidos no presente exercício.

Além de todos os diretores e gerentes, participaram do Seminário os conselheiros Carlos Porto (vice-presidente), Marcos Loreto (corregedor), Dirceu Rodolfo (diretor da Escola de Contas) e Ranilson Ramos, os procuradores Cristiano Pimentel e Gustavo Massa do Ministério Público de Contas, como também os conselheiros substitutos.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 10/12/2014