Os servidores do TCE-PE, Dácio Rossiter e Ana Alaíde Pinheiro, participaram na última quarta-feira (26), de um debate ocorrido no 4º Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Amupe, e que se encerrou ontem no Centro de Convenções, em Olinda.

Eles participaram do painel que discutiu o tema Estratégias de Ciência Tecnologia e Inovação e cuja mediação ficou a cargo do prefeito do município de São Joaquim do Monte, João Tenório Vaz Cavalcanti Júnior. O debate contou com a presença da secretária estadual da Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação, Lúcia Carvalho Pinto de Melo, e do diretor da Escola de Inovação e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), Felipe Simões Oriá.

Na ocasião, Dácio Rossiter, que é gerente de Planejamento de Ações Educacionais, Desenvolvimento e Inovação da Escola de Contas do TCE, fez um breve retrospecto das atividades desenvolvidas pela Escola, com destaque para o projeto de interiorização dos cursos. A iniciativa visa capacitar servidores públicos em suas respectivas regiões, sem a necessidade de se deslocarem até o Recife.

“Numa época de retração da economia, a interiorização dos cursos oferecidos pela Escola de Contas vai ao encontro da necessidade dos gestores públicos do interior do Estado de reduzir suas despesas”, comentou o auditor de controle externo do Tribunal.

De acordo com um estudo realizado pela Escola de Contas, com os recursos utilizados para capacitar apenas um servidor na capital, o município pode capacitar até cinco servidores em sua própria cidade.

A coordenadora do TCEndo Cidadania, Ana Alaíde Pinheiro falou sobre o projeto da qual é a responsável e do curso de capacitação para membros dos Conselhos Municipais. Ela destacou a importância da capacitação, sobretudo no início da atuação de novos gestores à frente das prefeituras. Para a servidora, o evento da AMUPE serviu para o Tribunal de Contas reiterar o seu interesse em atuar próximo à sociedade.

Durante o painel foi distribuída a versão atualizada da Cartilha de Gestão Pública para Conselhos Municipais. A publicação traz a legislação específica para os Conselhos, e será oficialmente lançada durante evento previsto para o próximo mês de agosto, na sede do TCE.

Gerência de Jornalismo (GEJO), 28/07/2017