O atendimento no setor de protocolo do TCE deverá ser feito por meio digital na opção  "Consultar/Protocolar documentos"Dúvidas pelo telefone 0800 281 7717 ou pelo email atendimento@tcepe.tc.br

 

Suporte técnico a sistemas - segunda a sexta - 0800 281 7717 ou atendimento@tcepe.tc.br, das 8h às 17h.

Ouvidoria - 0800 081 1027- segunda a sexta, das 7h às 13h ou ouvidoria@tcepe.tc.br

O controle social como valor público foi o tema debatido em uma oficina realizada pelo Programa TCEndo Cidadania, por meio da Escola de Contas, na manhã de ontem (16), com o objetivo de estimular o controle social e a importância da participação do cidadão na gestão dos recursos públicos.

A oficina teve como palestrante Rezilda Rodrigues, professora adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco e do Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (MGP). Andréa Magalhães, coordenadora geral da Escola de Contas, Ana Alaíde Pinheiro, coordenadora do TCEndo Cidadania e Eduardo Porto, coordenador da Ouvidoria do TCE-PE, participaram como debatedores.

Na abertura da oficina, Andréa Magalhães fez uma apresentação da Escola de Contas e uma reflexão sobre o papel dos órgãos de controle no incentivo ao Controle Social. Durante a palestra, Rezilda apresentou conceitos sobre o Controle Social e o Valor Público, e como a sociedade é importante para a construção de ambos. A professora também abordou a transformação que aconteceu no modelo da administração pública brasileira, dos anos 90 até hoje, passando de uma administração burocrática para uma gerencialista, com gestores mais preocupados com o atendimento ao cidadão, e despertando para a importância de um bom exercício da cidadania.

Durante o evento, foi feito o lançamento da atualização da cartilha para gestores públicos produzida pela equipe da ECPBG. A cartilha é utilizada nas capacitações que o programa promove em conselhos municipais de diversas cidades.

A oficina contou com a presença de estudantes do ensino médio, universitários, membros de conselhos municipais e servidores do TCE-PE. Ao final, os participantes fizeram perguntas à palestrante sobre os temas abordados. “Foi muito bom saber as funções do Tribunal e seu papel na sociedade, já que não é um assunto tão abordado entre os estudantes. Também foi interessante debater a relação entre o Estado e a Sociedade, como é importante a sociedade ter voz e se posicionar diante das decisões do Estado”, afirmou Evelyn Kelly, estudante do Ginásio Pernambucano.

Confira a apresentação realizada pela professora Rezilda Rodrigues clicando aqui.

Confira a Cartilha para Gestores Públicos clicando aqui.

Confira mais fotos clicando aqui.

Escola de Contas (ECPBG), 17/08/2017